quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Top 10 Animes de 2016



(Top do Arcadios: Link)

Versão em Vídeo:


Fala pessoal, estou aqui trazendo o que foram para mim os 10 melhores animes de 2016. Algumas considerações para o TOP:

- Curtas não entraram na lista
- Continuações entraram, mas se alguma que você achou muito boa não aparecer, pode ser porque eu não pude ver o anime, porque não vi os anteriores (Haikyuu 3 é um exemplo)
- Animes que terminaram em 2016, ou seja, animes que começaram esse ano mas ainda não terminaram, não entram na conta.

É isso, vou deixar o link pros Tops de cada temporada, se você ver uma diferença na ordem dos animes aqui e lá, por exemplo, lá x apareceu antes de y, e aqui o inverso, é porque depois de um ano eu melhorei minha critica e pensei melhor sobre os animes.

- Top 5 Animes da Temporada de Janeiro (Inverno) de 2016: Link

- Top 10 Animes da Temporada de Abril (Primavera) de 2016: Link

- Top 10 Animes da Temporada de Verão (Julho) de 2016: Link

- Top 10 Animes da Temporada de Outono (Outubro) de 2016: Link

É isso, fiquem com o Top, e deixem o de vocês nos comentários!!!

10 ° - Shouwa Genruko Rakugo Shinjuu

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Drama, Josei
Estúdio: Deen (Fate/Stay Night, Fruits Basket)
Diretor: Shinichi Omata (Sankarea)
PVs: PV1, PV2, PV3
MAL: Link

Sinopse: Yotarou é um ex-membro da yakuza que acaba de sair da prisão e se fixa em apenas uma coisa: ao invés de retornar a uma vida de crime, o jovem aspira a subir ao palco do Rakugo, uma forma tradicional japonesa de contar histórias cômicas. Inspirado durante seu encarceramento pelo desempenho do distinto praticante Yakumo Yuurakutei, ele define sua mente em encontrar o homem que mudou sua vida. Depois de ouvir o apelo desesperado de Yotarou, Yakumo é deixado com nenhuma escolha a não ser aceitar seu primeiro aprendiz.
Enquanto ele começa ansiosamente seu treinamento, Yotarou encontra Konatsu, uma jovem mulher abrasiva que esteve sob o cuidado de Yakumo desde que seu pai amado Sukeroku Yuurakutei, outro prolífico artista de Rakugo, faleceu. Através de sua paixão escondida, Yotarou é atraído para o estilo único de Sukeroku de Rakugo apesar de aprender sob técnicas contrastantes. Ao ver isso, velhas lembranças e sentimentos retornam a Yakumo, que relembra sobre um tempo muito anterior quando ele fez uma promessa com seu maior rival.
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é uma história ambientada tanto no passado como no presente, retratando a arte de Rakugo, os relacionamentos que ela cria e as vidas e corações dos que se dedicam a manter viva a forma única de contar histórias.

Comentários: Esse não é para todos, e sim para quem curte um anime mais parado e com puro foco na historia.

Analisando pela historia, que é o foco total desse anime, é excelente, todo o drama da vida dos protagonistas, os casos amorosos, a evolução no rakugo dos protagonistas, tudo se combina numa ótima historia. O único porem é que as vezes, principalmente nas partes de rakugo, pode ficar maçante e cansativo de ver, por isso eu digo que não é para todos, mas, quem quiser um ótimo drama com uma historia muito bem desenvolvida, fica a recomendação. O final foi em aberto mas a segunda temporada está no ar agora.

Os personagens são um ponto positivo do anime em geral, são bons e bem desenvolvidos, conseguimos nos apegar e entender os problemas deles. O anime em si depende muito do seu gosto pelos personagens, se não gostar deles, não gosta do anime, já que tudo é centrado na vida deles.

A animação é simples mas tem uma ótima fotografia, deixando o aspecto geral muito bonito. E a trilha sonora é muito boa. A direção se saiu muito bem, dando muito impacto nas cenas.

Em geral, eu achei o anime maçante demais em algumas partes, tanto que no final já estava pulando as cenas de rakugo, mas a história em si é fantástica.

Nota: 8,5/10

9° - Boku Dake ga Inai Machi

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 12
Duração: 24 minutos
Gêneros: Mistério, Psicologo, Seinen, Sobrenatural
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Ao no Exorcist)
Diretor: Tomohiko Itou (Sword Art Online, Gin no Saji)
PVs: Trailer
MAL: Link

Sinopse: Quando a tragédia está prestes a atacar, Satoru Fujinuma encontra-se enviado de volta vários minutos antes do acidente ocorrer. O artista de mangá, de 29 anos, se aproveitou desse fenômeno poderoso e misterioso, que ele chama de "Revival", para salvar muitas vidas.
No entanto, quando ele é injustamente acusado de assassinar alguém próximo a ele, Satoru é enviado de volta para o passado, mais uma vez, mas desta vez para 1988, 18 anos no passado. Logo, ele percebe que o assassinato pode estar ligado ao rapto e assassinato de uma de seus colegas de classe, a solitária e misteriosa Kayo Hinazuki, que aconteceu quando ela era uma criança. Esta é a sua chance de fazer as coisas direito.
Boku dake ga Inai Machi segue Satoru em sua missão de descobrir o que realmente aconteceu há 18 anos e evitar a morte da colega de classe, protegendo aqueles com que ele se preocupa no presente.

Comentários: Se eu fosse considerar apenas a primeira metade do anime, eu diria que ele estaria entre o Top 3 tranquilo, mas infelizmente a segunda metade bastante a qualidade, mas não deixou o anime ruim.

Bom, Boku Dake teve uma primeira metade excepcional, com ele resolvendo os mistérios por trás do desaparecimento da Hinazuki, e as coisas não dando certo. Um ponto positivo do anime são os ganchos que ele dá em todo episódio, mantendo quem assisti muito curioso pelo o que virá, mas, o maior problema na história é que fica muito obvio adivinhar quem é o culpado de tudo, eles não tentam enganar, jogam na nossa cara quem é já muito cedo, deveriam ter desenvolvido melhor esse mistério.

Tivemos problemas com algumas partes, como serem muito rushadas e mal explicadas, pois adaptaram 8 volumes em 12 episódios, isso é algo negativo, porém, em geral, foi um ótimo anime, e tem um fator que eu sempre acho interessante que é final fechado.

A direção oscilava muito, conseguia colocar muito impacto em algumas cenas, mas quase nenhum em outras, mas em geral, eu considero uma boa direção, principalmente pelos ganchos em cada episódio. Trilha sonora era boa, em especial a musica de abertura pelo Asian Kung-Fu Generation, e a animação manteve-se consistente, apesar de não ser nada de especial.

Nota: 8,5/10

8° - Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku Wo!

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Light Novel
N° De Episódios: 10
Duração: 24 minutos
Gêneros: Aventura, Fantasia, Comédia, Sobrenatural
Estúdio: Deen (Fate/Stay Night, Fruits Basket)
Diretor: Takaomi Kanasaki (Tokyo Ravens, Kore wa Zombie Desu ka?)
PVs: PV1, PV2, CM1
MAL: Link

Sinopse: Depois de morrer uma morte patética em seu caminho da volta da compra de um jogo, o estudante do ensino médio e recluso Kazuma Satou encontra-se sentado diante de uma bela deusa, mas detestável chamada Aqua. Ela oferece ao NEET duas opções: continuar para o céu ou reencarnar no sonho de todo jogador - um mundo de fantasia de verdade! Escolhendo começar uma nova vida, Kazuma é rapidamente encarregado de derrotar um Rei Demônio que está aterrorizando aldeias. Mas antes de ir, ele pode escolher um item de qualquer tipo para ajudá-lo em sua busca, e o herói do futuro seleciona Aqua. Mas Kazuma cometeu um grave erro - Aqua é completamente inútil!
Infelizmente, seus problemas não terminam aqui; Acontece que viver em um mundo assim é muito diferente do que acontece em um jogo. Em vez de ir em uma emocionante aventura, a dupla deve primeiro trabalhar para pagar suas despesas de vida. De fato, seus infortúnios apenas começaram!

Comentários:  A historia não parece ser nada de especial, alguém indo parar em um mundo de RPG, porém, a maneira como é conduzida em KonoSuba a torna especial. Ele não tem nenhum poder especial, tendo que se virar morando num estabulo e trabalhando. E, as quests que eles fazem sempre tem um porém ou algum erro, gerando a comicidade da situação.

Os personagens são um ponto diferencial nesse anime, eles são algo como anti-heróis, tanto os dois protagonistas iniciais quanto as duas protagonistas que aparecem em seguida, são todos com seus problemas e pouco se assemelham aos heróis clichês dos animes clichês, fora serem todos extremamente excêntricos, tendo uma deusa maluca e egoísta, um NEET, uma garota que só consegue usar magia de explosão, e uma cavaleira masoquista. Aqua, por exemplo, é totalmente egoísta e vários momentos parece que a vilã é ela e não a pessoa que deveria ser (ficou estranho mas é para não entrar em spoilers). Vale citar a dublagem nesse anime, que muitas vezes faz parte da piada ou da o tom certo para ela, principalmente a dublagem do protagonista, Kazuma. Vários momentos eu ri apenas da maneira como ele disse tal coisa.

A animação não é nada de especial, infelizmente eles mudaram bastante o design dos personagens se comparado a novel, mas, há cenas em que, apesar do baixo orçamento do anime, temos animações muito bonitas e cortes muito fluidos, o que prova que o diretor sabe como utilizar a verba nos momentos certos.

E claro, a comédia, que é o ponto principal do anime, é excelente, não teve um episodio que eu não soltei varias risadas, tendo episódios até que eu tive que parar o vídeo apenas para rir, o que para mim é sinal de uma ótima comédia. Claro que você que esta lendo pode ver e não achar engraçado, comédia depende muito do gosto pessoal também.

Em geral, uma das melhores comédias recentes, recomendo muito, são apenas 10 episódios (infelizmente), com vários momentos engraçados, com certeza valeu muito a pena assistir e comentar esse anime semanalmente. O final foi em aberto, mas a continuação está no ar agora.

Nota: 8,5/10

7° - Saiki Kusuo no Ψ Nan

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 120 curtas (24 longas)
Duração: 5 minutos (ou 24)
Gêneros: Comédia, Escola, Shounen, Sobrenatural
Estúdios: J.C.Staff (Danmachi, Shakugan no Shana), Firm Egg
Diretor: Hiroaki Sakurai (Kaichou wa Maid-sama!)
PVs: CM1
My Anime List: Link

Sinopse: Saiki Kusuo tem uma grande variedade de superpoderes, incluindo telepatia e telecinese. Isto pode parecer incrível, mas, na experiência de Kusuo, superpoderes não são tão legais. Ele tenta viver uma vida normal, apesar de suas habilidades irritantes.

Comentários: A melhor comédia do ano sem discussões, com os melhores personagens e um tempo de piada e piadas tão boas que são absurdas.

O anime é de gag, então não tem história linear, claro que algumas cenas tem referencias ou são continuações de outras, mas é pouco em geral. Os episódios são divididos em quatro partes de cinco minutos, as vezes cada um com uma cena, ou então uma continuação da anterior.

Eu diria que a comédia é perfeita, o timing das piadas e elas em si são muito boas, somadas as personagens excêntricos e um protagonista que debocha de tudo e esta sempre serio. Os poderes psíquicos dele são outro ponto muito interessante, pois fazem parte direta das piadas, e um autor conseguir tanta coisa com poderes é algo a se admirar.

Os personagens são parte interna das piadas, são todos ultra engraçados e carismáticos, um elenco muito memorável.

A animação não é tão boa, mas não peca nada, e a trilha sonora ajuda na ideia do anime em si. A direção é fantástica, boa parte da comédia vem da direção.

Nota: 9,5/10 (não está a frente de outros pois considero mais uma história bem contada do que só comédia)

6° - Shokugeki no Souma- Ni no Sara

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Escola, Shounen, Ecchi
Estúdio: J.C.Staff (Toradora!, Sakurasou no Pet na Kanojo)
Diretor: Yoshitomo Yonetani (Tiger & Bunny Movies, Shokugeki no Souma)
PVs: PV1CM1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: Segunda temporada de Shokugeki no Souma

Comentários: Fica desnecessário eu explicar sobre o que é Shokugeki no Souma - Ni no Sara, já que é uma continuação direta da primeira temporada, e quem quer ver a segunda provavelmente viu a primeira. Então, tentarei ser mais direto.

O anime começa de onde a temporada anterior acabou, da segunda parte das eleições de outono, e basicamente cobre só isso. São 10 episódios para a eleição de outono e mais três para um mini arco, o do estagio. O arco da eleição cumpre bem a questão culinária de Shokugeki no Souma, vários pratos épicos e embates disputados, apesar de nem sempre ser difícil saber quem vencerá.

A segunda parte, o arco do estagio, foca no Souma estagiando e são episódios mais simples, com o Souma aprendendo a se virar em restaurantes, aprendendo assim novas técnicas.

Os dois arcos juntos compõem o anime, que tem grandes episódios e episódios medianos, mas em nenhum momento um episódio ruim ou no minimo não tão agradável. O anime manteve a formula do anterior, que seria pratos épicos, disputas acirradas e trilha sonora épica, o que faz com que você fique preso a cada episódio, sempre querendo ver do começo ao fim tudo que irá acontecer.

Detalhe para o episódio que mostra a final do arco das eleições, que é fantástico, o autor faz tudo que um autor comum não teria coragem de fazer.

Porém, uma coisa que quase sumiu nessa temporada foram as cenas de Ecchi, tivemos poucas cenas com pessoas se despindo por causa das comidas, e ainda assim essas cenas foram mais contidas em geral. Essa mudança é culpa do autor do manga mesmo, já que no manga as cenas são assim.

Em questão de adaptação, o anime foi totalmente fiel até o manga, isso nem sempre é positivo, mas nesse caso foi. Poucas foram as cenas que o diretor resolveu inovar, e quando fez isso, fez muito bem. Foi um tanto quanto mais rushado que a primeira temporada - na primeira temporada foram 60 capítulos em 24 episódios, nessa foram 55 em 13 - mas não atrapalhou em nada isso.

Bom, resumindo, na minha opinião a primeira temporada foi melhor que essa, mas isso é culpa do material que foi adaptado. Mas, quem gostou da primeira, vai com certeza gostar da segunda, não foi tão épica quanto, mas também foi excelente. Se você viu a primeira parte e está em duvida de ver a segunda, faça isso, garanto que não irá se arrepender. Mas se você espera mudanças na segunda parte para ficar agradável, não, o anime mantem o mesmo padrão.

Nota: 8,75/10


5° - Durarara!! x2 Ketsu

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Light Novel
N° De Episódios: 12
Duração: 24 minutos
Gêneros: Ação, Mistério, Sobrenatural
Estúdio: Shuka (91 Days, Natsume Yuujinchou Go)
Diretor: Takahiro Omori (Natsume Yuujinchou, Baccano!!)
PVs: PV1
My Anime List: Link

Sinopse: Terceira parte da segunda temporada de Durarara!!, finalizando a história.

Comentários: Durarara!! é meu anime favorito de todos os tempos (isso explica o header do blog e minha imagem de perfil), então, se eu fosse só analisar meu lado fanboy, estaria em primeiro, porém, eu entendo que o anime não é perfeito e, na teoria, é a quinta temporada dele, ou seja, fica inviável colocar em primeiro, mas achei necessário que ele aparecesse aqui.

A história continua diretamente de onde a temporada anterior parou, e basicamente finaliza todos os acontecimentos em Ikebukuro. O final fechado igual a light novel é algo positivo. A maneira com que eles finalizam toda a história, e seus acontecimentos, é excelente, no nível Durarara!!.

Claro que não é perfeito, temos alguns problemas aqui e ali, mas em geral, a história finaliza muito bem.

O resto é o mesmo de sempre, direção, trilha-sonora, animação, quem viu os outros animes, nada muda.

Quem já viu as outras partes, é obvio que precisa ver essa para terminar o anime, e quem nunca viu Durarara!!, fica a recomendação, um dia farei um review detalhado, mas assistam, não é meu anime favorito a toa.

Nota: 8,75/10


4° - Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Light Novel
N° de episódios: 25
Duração: 24 minutos
Gêneros: Aventura, Drama, Fantasia
Estúdio: White Fox (Akame ga Kill!, Steins;Gate)
Diretor: Masaharu Watanabe (Wakaba*Girl)
PVs: PV1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: Subaru Natsuki é um estudante do ensino médio comum que se perde em um mundo alternativo, onde ele é resgatado por uma menina bonita, de cabelos grisalhos. Ele fica perto dela para devolver o favor, mas o destino dela é pior do que Subaru pode imaginar. Inimigos atacam um por um, e ambos são mortos. Ele então descobre que tem o poder de rebobinar a morte, de volta para o tempo que ele veio pela primeira vez a este mundo. Mas só ele se lembra do que aconteceu desde então.

Comentários: O anime mais polemico de 2016, causou um grande caos e polemicas no mundo dos animes, isso pelo fato de possuir uma historia com grandes twists e personagens que geram a discórdia entre as pessoas, fora toda a analise de cada episódio e das expectativas.

Lendo a sinopse parece ser mais um anime clichê de um cara que vai parar em um mundo magico, e isso somado ao poder de voltar no tempo. Porém, já no primeiro episódio o anime mostra que não é de clichês que ele vive. A história é muito mais complexa do que simplesmente isso, temos um grande foco no psicológico dos personagens e suas relações, e vários twists causados principalmente graças as suas mortes.

O anime trata também de questões de preconceito e fanatismo, de uma maneira exagerada em alguns momentos, porém facilmente traduzidas ao nosso dia-a-dia. A história em si é excelente e consegue te manter vidrado episódio por episódio, querendo saber o que vai acontecer no próximo episódio. Um grande exito do anime é que em quase todo episódio tem-se um gancho no final, atraindo ainda mais quem esta assistindo para o próximo episódio. O diretor mandou extremamente bem nesse quesito.

A história funciona em um sistema de arcos, facilmente perceptíveis durante o anime. Quando o problema de um arco é resolvido, o próximo aparece. Com todos sendo interligados por um objetivo maior. O final da história dá para considerar um final fechado, ou melhor, semi-aberto, sabemos que a história não acabou, porém como o anime acaba com o final de um arco, não fica uma sensação enorme de final aberto. E em todos cabe ao Subaru e seu poder resolverem eles. E sim, ele morre muito durante o anime, eu diria que ele faz bom uso da habilidade que tem.

O protagonista é um caso a parte, ele é multipolar, ou ao menos parece isso. No anime se tem varias personalidades distintas dele, porém elas somadas fazem o Natsuki Subaru. Boa parte do tempo ele é um protagonista brincalhão que fica tirando sarro dos clichês de obras que se passam em mundos paralelos, porém, conforme as coisas vão acontecendo, vemos um lado mais serio e sombrio dele, sofrendo bastante, tudo em nome da garota que ele conhece no começo do anime, Emillia. Ele também é bastante criativo, consegue sair de varias situações usando a inteligencia, isso quando não esta tomado no desespero.

O anime tem um grande elenco de personagens, sendo a grande maioria importante em algum momento da história, ou em todos. As protagonistas femininas se alternam entre importância, com uma sendo protagonista e outra figurante na primeira metade, e isso se invertendo depois. Tanto elas, quanto o resto, são personagens bem desenvolvidos e com personalidade própria, não são simplesmente jogados na historia.

A animação é eficiente, são poucos os frames tortos que aparecem durante o anime, ela consegue ser simples e consistente, tendo alguns episódios com cenas muito lindas e cortes de ação mais fluidos. A trilha sonora é muito boa, acrescenta bastante as cenas do anime. A direção mandou muito bem na adaptação, conseguindo dar o clima certo para cada cena.

Resumindo, Re:Zero foi o anime mais polemico deste ano, alguns considerando uma obra de arte e outros um anime horrível, e claro, varias pessoas no meio termo. Eu me encaixo mais com o primeiro tipo, recomendo muito esse anime, se você gosta de twists, drama, ação e psicológico, com diálogos tensos entre protagonistas, o anime fica mais do que recomendado para você. O final não é totalmente fechado, mas finaliza o arco em que o anime estava.

Nota: 8,75/10


3° - Ajin

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 26 (2 cours isolados de 13)
Duração: 24 minutos
Gêneros: Ação, Terror, Mistério, Sobrenatural, Seinen
Estúdio:  Polygon Pictures (Ajin, Sidonia no Kishi)
Diretor: Hiroyuki Seshita (Blame! Movie), Hiroaki Andou
PVs: CM1CM2, PV1
My Anime List: Link

Sinopse: Os misteriosos seres humanos imortais conhecidos como "Ajin" apareceram pela primeira vez há 17 anos na África. Após a sua descoberta, eles foram rotulados como uma ameaça para a humanidade, pois eles podem usar seus poderes para o mal e eram incapazes de serem destruídos. Desde então, sempre que um Ajin é encontrado dentro da sociedade, eles devem ser presos e levados em custódia imediatamente.
Estudando duro para se tornar um médico, Kei Nagai é um estudante do ensino médio que sabe muito pouco sobre Ajins, tendo apenas visto eles aparecem nas notícias de vez em quando. Os alunos são ensinados que estas criaturas não são consideradas humanas, mas Kei não presta muita atenção na sala de aula. Como resultado, sua perigosamente pouca compreensão sobre este assunto revela-se completamente irrelevante quando ele sobrevive a um acidente que deveria reivindicar sua vida, sinalizando seu renascimento como um Ajin e o início de seus dias de tormento. No entanto, como ele se encontra sozinho na fuga do mundo, Kei logo percebe que mais da sua espécie podem estar muito mais perto do que ele pensa.

Comentários: Um anime que eu não colocava muita fé no começo, principalmente pela animação ser toda em CG, e um CG bem ruim inclusive, mas, com um episódio eu já mudei minha ideia, e depois de 26 eu considero um dos melhores do ano.

A história desse anime é simplesmente fantástica, o mistério é muito bem desenvolvido, e possui um vilão que facilmente é o melhor vilão do ano, nada de ser clichê, ele é simplesmente badass em tudo que faz. O desenvolvimento da história é muito bem conduzido, não deixando furos ou forçando acontecimentos. Uma pena terem mudado quase tudo do manga, mas acho que isso foi até positivo. Gosto também como o vilão obtém sucesso nos atos, já que ele planeja tudo muito bem. Prefiro quando a história pende mais para o vilão do que simplesmente tudo que o protagonista faz da certo.

Os personagens são muito interessantes, o vilão, como eu já disse, é o melhor do ano, mas os protagonistas também não deixam a desejar. Só o protagonista principal que alguns divergem, eu gostei dele, a personalidade dele tem uma mudança que na minha opinião foi positiva.

A animação é algo que assusta quem vê no começo, um CG bem mais ou menos, mas depois que se acostuma, não atrapalha mais. A atmosfera da arte do anime é fantástica, dá um clima perfeito ao anime junto com a trilha sonora, também excelente. Direção no anime também é outro ponto positivo, conseguiu impactar muito bem as cenas e sempre deixava um gancho no final do episódio, fazendo quem vê ansioso para o próximo episódio.

O único porém é o final semi-aberto, eles finalizam o arco em que o anime estava, mas mostram um pouco do começo do próximo, o que desanima um pouco, mas não acho que atrapalhou tanto.

Nota: 8,75/10


2° - Kiznaiver

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Original
N° de episódios: 12
Duração: 24 minutos
Gêneros: Sci-Fi, Drama, Psicológico
Estúdio: Trigger (Kill la Kill, Little Witch Academia)
Diretor: Hiroshi Kobayashi (Kimi no Iru Machi: Tasogare Kousaten)
PVs: CMPV1PV2CM2
My Anime List: Link

Sinopse: A cidade japonesa fictícia chamada Sugomori City é construída na terra recuperada. Mas, com o passar dos anos, a população da cidade está diminuindo. Um dia, Sonosaki diz a seu colega Katsuhira: "Você foi selecionado para ser um Kiznaiver." O Sistema Kizuna, que permite Katsuhira compartilhar suas feridas, conecta-o aos colegas, cujos possuem vidas e personalidades completamente diferentes das suas. O Sistema Kizuna é um sistema incompleto para a implementação da paz mundial que conecta pessoas através de feridas. Todos aqueles que estão ligados a este sistema são chamados Kiznaivers. Quando uma ferida está em Kiznaiver, o sistema divide e transmite o ferimento entre os outros Kiznaivers.

Comentários: Eu já disse em alguns posts o quão fanboy do estúdio Trigger eu sou, quando eu soube que iriam fazer um drama original escrito pela Mari Okada (AnoHana, dentre outros) eu fiquei dividido. Um estúdio que todos os originais eram cheios de nonsense fazendo algo focado em drama, pensei que isso poderia não dar certo. Mas felizmente eu estava errado, e eles provaram que não é só nonsense que da certo no Trigger.

Só pela sinopse já se nota o quão forte é o drama no anime, e o problema dos animes que focam em drama é eles conseguirem te passar o drama que ocorre no anime, isso divide os bons dos ruins. No caso de Kiznaiver, isso é muito bem feito, durante o anime quem vê vai evoluindo seus sentimentos pelo grupo no mesmo ritmo que o pessoal do grupo evolui os próprios sentimentos. Os primeiros episódios servem mais para uma apresentação geral do grupo, e nesses episódios o elemento de nonsense e humor aparece mais do que o drama, mas não se engane, a partir da segunda metade do anime, temos vários cliffhangers dramáticos e o humor e o nonsense praticamente desaparecem, isso melhorou muito o anime, já que a segunda metade é muito melhor que a primeira.

Talvez o único ponto negativo é que pelo numero de episódios, apenas 12, seria impossível eles desenvolverem o passado de todos os personagens, então eles focam em três deles, sendo os dois últimos junto e que servem como base para o plot final do anime. Porém, mesmo o resto dos personagens não tendo seu passado aprofundando, durante os outros desenvolvimentos, eles em si acabam sendo desenvolvidos juntos, então, no final das contas, tem-se o desenvolvimento de todos os personagens, claro que os que tiveram foco foram melhor desenvolvidos, mas os outros continuam tendo seu desenvolvimento valido.

Os personagens são diferentes do "padrão", mas isso de um grupo de adolescentes que fogem do padrão juntos não é algo novo. Mas, acho que nunca em um grupo tão grande de protagonistas eu não tive a quem não gostar, mas em Kiznaiver isso aconteceu. Todos eles são bons personagens e conseguem passar carisma do seu jeito, claro, tinha um que eu era quase que indiferente, mas ainda assim, é um feito único para um anime.

A animação é um pouco diferente do padrão dos outros estúdios, quem já viu animes do Trigger sabe o que eu estou falando, porém, isso não é algo negativo, muito pelo contrario, tínhamos varias cenas muito bonitas. A direção do anime se saiu muito bem, o diretor, relativamente novo, era algo que eu temia, porém ele se mostrou um bom diretor. A trilha sonora também era bem presente e fez com que muitas cenas ficassem ainda mais dramáticas. 

Resumindo minha opinião, se você gosta de dramas e não liga para o fato deles serem adolescentes e discutirem coisas de adolescentes, mas que algumas dessas coisas valem para qualquer idade, como amizades, Kiznaiver é mais do que uma boa escolha. Os primeiros episódios são medianos, mas a segunda metade do anime é cheia de cliffhangers dramáticos excelentes.

Nota: 9/10


1° - 91 Days

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Original
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Drama
Estúdio: Shuka (Durarara!! X2)
Diretor: Hiro Kaburaki (Tonari no Kaibutsu-Kun, Hoozuki no Reitetsu)
PVs: PV1PV2PV3PV4PV5PV6CM1
My Anime List: Link

Sinopse: Durante a Lei Seca, a lei não têm poder e a máfia governa a cidade. A história se passa em Lawless, uma cidade próspera sobre as vendas no mercado negro de bebidas alcoólicas ilicitamente fabricadas. Avilio retorna a Lawless depois de algum tempo afastado, após o assassinato de sua família em uma disputa da máfia. Um dia, Avilio recebe uma carta de um remetente misterioso, levando-o a voltar para Lawless por vingança. Em seguida, ele se infiltra na família Vanetti, os responsáveis pelo assassinato de sua família, e faz amizade com o filho do don, Nero, para colocar sua vingança em movimento. Mortes trazem mais mortes e vingança gera mais vingança. Como irá terminar a história de 91 dias destes homens guiados por um trágico destino?

Comentários: Bons animes de mistério são uma raridade hoje em dia, então 91 Days é uma perola no meio dessa lama. Com uma história consistente e muito bem conduzida, merece o primeiro lugar anual.

A história é baseada na vingança do protagonista, que é totalmente frio e calculista, e toma suas ações com apenas um objetivo, matar todos aqueles que participaram do assassinato da sua família. 

Com um clima da mafia do final dos anos 20, um leve tom de poderoso chefão (claro, não há como comparar qualquer obra com poderoso chefão), o clima do anime é simplesmente fantástico. Nós vemos o protagonista se infiltrando na mafia e tomando fama, tudo para completar sua vingança. Vemos muito bem a relação da mafia na época com outras famílias, intrigas, tomadas de poder e tudo mais. Tudo caminhando para um final satisfatório que fez valer a espera de 13 episódios. (E final fechado, só para constar, o que é sempre positivo)

A história é muito bem conduzida e sem nenhum furo, em um bom ritmo e bem dirigida. Alguns diziam que a direção não impactava, pois eu discordo, a direção ajudou e muito na execução desse anime.

Outra coisa que falavam é que o protagonista não passava carisma e por isso não era um bom protagonista. Novamente discordo, o protagonista é frio, calculista, sempre pensando nas suas ações para sua vingança, e isso para mim faz dele um ótimo protagonista, no meio de tantos animes com protagonistas bonzinhos e altruístas, ver um que é frio e inteligente, fazendo coisas até desumanas na sua busca por vingança me agradou bastante.

A trilha sonora soma muito ao anime também, que tem uma animação bem aceitável, apesar de alguns frames tortos em alguns momentos.

Para quem quer um grande anime de mistério, misturando mafia dos anos 20, fica muito mais que a recomendação aqui.

Nota 9/10

Menções Honrosas:

Haikyuu 3: Eu, Henrique, não vi o anime, mas sei que quem viu colocaria no TOP 10 e até em primeiro, vou deixar um link para o review do Arcadios: Link

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge: Um bom slice of life sobre um protagonista que é ultra preguiçoso, me diverti bastante. Nota: 8/10. Review: Link

ReLife: Um ótimo slice of life, muito divertido mas com vários momentos dramaticos. Nota: 8/10. Review: Link
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário