sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Os Cinco Melhores Animes de 2016 - Arcadios




(Top do Henrique: Link)

Não vou mentir, o ano de 2016 foi decepcionante para o mundo dos animes. Tivemos muitos títulos legais, mas nenhum excelente.

Tendo em vista que não consegui montar um top 10 por não ter títulos bons o suficiente, farei diferente. Listei cinco animes de 2016 que considero bons, porém não farei um ranking, apenas colocando minhas notas para que tenham uma noção dos pontos positivos de cada anime. 

Sendo assim, o primeiro a ser citado não será necessariamente o melhor ou pior, apenas uma ordem alfabética. Sem mais explicações, vamos aos cinco melhores desse ano para mim, Arcadios.

91 Days


Eu não tenho muito a dizer sobre este anime, mas se fosse descrever em uma palavra seria "competente." Eu adoro histórias que tem como ambientação as famílias mafiosas, então não poderia deixar 91 Days de fora.

A animação não é boa, e isso atrapalha bastante em certos episódios, em que alguns personagens parecem ser outros personagens. Mas em compensação, temos uma ótima trilha sonora, ao melhor estilo Poderoso Chefão.

Os personagens são interessantes, mas não são bem desenvolvidos, com exceção de Avilio, o protagonista. Talvez isso seja proposital, como se a intenção do autor fosse justamente só desenvolver o protagonista, mas não é algo que eu admiro.

A história é simples, mas competente. É direta, com início, meio e fim muito bem elaborados. Talvez seja por isso que alguns episódios passam a impressão de conveniência, pois alguns acontecimentos são extremamente convenientes para a narrativa prosseguir, mas nada que atrapalhe a experiência.

Prós:

• Bom enredo.
• Boa trilha sonora.
• Plot twists bons.
• Avilio, o protagonista.

Contras:

• Animação inconsistente.
• Personagens mal desenvolvidos.

Avaliação:

Enredo: 8
Animação: 6
Trilha sonora: 8
Personagens: 6
Entretenimento: 8

Nota final: 7.2 (Bom)

Ajin


A sinopse de Ajin era tão sem graça que eu não tinha esperanças de que saísse uma história excelente, e eu estava certo. A história não é nada  excepcional, mas foi muito além das minhas expectativas.

Ajin conseguiu mesclar uma animação em computação gráfica com designs de personagens muito bem elaborados, o que causou um certo alívio após alguns episódios, pois tinha medo de que não me acostumasse.

Os personagens são interessantes, mas clichês. Temos um protagonista que almeja extinguir seus sentimentos, um vilão que só busca diversão e personagens secundários que estão ali para que a narrativa não se perca. Mas a questão é que são clichês bem feitos, ao contrário de várias outras obras japonesas.

Apesar do final medíocre, Ajin foi uma experiência divertida e empolgante, que mostrou uma boa trilha sonora e belíssimas cenas de ação como eu nunca antes havia imaginado ser possível em animes feitos por computação gráfica. Foi de longe uma das únicas obras de 2016 acima da média.

Prós:

• História consistente.
• Cenas de ação excelentes.
• Boa trilha sonora
• Satou, o vilão.

Contras:

• Personagens sem muito desenvolvimento.
• Final horrível.

Avaliação:

Enredo: 7
Animação: 8
Trilha sonora: 8
Personagens: 7
Entretenimento: 8

Nota final: 7.6 (Bom)

Durarara!!x2 Ketsu


A última temporada de Durarara!! encerrou bem a franquia, abusando de plot twists e boa trilha sonora. Os personagens continuam sendo as estrelas principais da franquia, e infelizmente alguns não foram tão bem explorados.

Considerando que gosto bastante dá franquia, seria um grande erro não colocar sua última temporada nessa lista, principalmente quando me lembro das boas cenas que foram exibidas.

A história terminou bem, mas não consigo dizer que foi um ótimo final, pois foi muito previsível. Alguns erros do passado continuaram, como por exemplo a falta de explicações sobre a existência de certos personagens.
Sim, tiveram bons plot twists, mas essa temporada foi uma inconsistência de qualidade, tanto visual quanto lógica. A sensação de história corrida foi enorme no último episódio, que apesar de trazer a conclusão de alguns personagens, ainda deixou dúvidas sobre outros.

Em geral, foi um bom encerramento para uma boa franquia, mas não consigo deixar de pensar em como poderia ser ainda melhor com mais investimentos da empresa por trás da animação e direção.

Prós:

• Ótimos personagens.
• Narrativa muito boa.
• Trilha sonora competente.

Contras:

• Furos no enredo
• Animação inconsistente

Avaliação:

Enredo: 6
Animação: 7
Trilha sonora: 8
Personagens: 8
Entretenimento: 9

Nota final: 7.6 (Bom)

Haikyuu!! 3


Já fiz uma review sobre a terceira temporada de Haikyuu, você pode ler através deste link: http://inanimewetrust.blogspot.com.br/2016/12/review-haikyuu-3.html?m=1

Mas para quem não tem interesse em ler a review, deixarei um breve resumo e os pontos positivos/negativos.

No final, Haikyuu conseguiu superar minhas expectativas, entregando um jogo de vôlei inesquecível, e que apesar de ter falhas graves, cumpriu o que prometeu, um entretenimento de qualidade. Como história, Haikyuu não é algo fora do convencional, mas como entretenimento, é fantástico.

Prós:

• Animação incrível.
• Entretenimento fantástico.
• Narrativa empolgante.

Contras:

• Alguns personagens mal desenvolvidos.
• Trilha sonora abaixo do que se esperava.

Avaliação:

Enredo: 7
Trilha Sonora: 7
Animação: 10
Personagens: 8
Entretenimento: 10

Nota final: 8.4 (Ótimo)

Saiki Kusuo no Ψ-nan

Animes de comédia dificilmente conseguem se manter engraçados durante todo seu período de duração, mas Saiki Kusuo no Ψ-nan consegue. 

A animação não é muito boa, mas consegue entregar algumas cenas impressionantes, considerando se tratar de uma obra de comédia. A trilha sonora também não é muito boa, mas consegue ser competente quando necessário.

O brilho de Saiki Kusuo no Ψ-nan é justamente em seu enredo e personagens. O enredo é simples, e o formato é episódico, mas a criatividade do autor é insana. Cenas que poderiam ser normais são elevadas à outro patamar nas mãos desse autor, o que é algo impressionante.

Os personagens de Saiki Kusuo no Ψ-nan são sátiras de personalidades, o que já é incrível por si só, mas a forma como o autor constrói os relacionamentos entre eles é genial. O protagonista é indiferente aos outros personagens, mas por isso mesmo ele consegue atrair todos, de uma maneira extremamente cômica.

Saiki Kusuo no Ψ-nan pode não agradar à todos, mas de fato foi a melhor comédia do ano para mim. Então, recomendo que você veja uns três episódios para conferir se é compatível com seu humor, pois caso seja compatível, é impossível você não se divertir e dar boas risadas.

Prós:

• Personagens incríveis.
• Comédia muito interessante.
• Sátiras geniais.

Contras:

• Nada que afete a experiência.

Avaliação:

Enredo: 8
Trilha sonora: 7
Animação: 8
Personagens: 10
Entretenimento: 10

Nota final: 8.6 (Ótimo)

Encerro essa lista com uma grande esperança, de que em 2017 seremos agraciados com animes excelentes. Então é isso, deixem nos comentários seus favoritos de 2016 e suas apostas para 2017.

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário