segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Comentários Semanais: Shokugeki no Souma - Ni no Sara #13 - Final + Review (Sem Spoilers)



E acabou!! (quem quiser ler o review sem spoilers, só descer a pagina)

Para um episódio final de temporada, não foi grandes coisas, não teve nenhum grande climax de final, foi no padrão dos outros episódios. Não deixa de ser bom, mas apenas faltou algo mais da direção pra fazer um episódio épico esse final.

Quando o Souma falou em participar da competição ficou meio obvio que ele provavelmente iria ganhar, afinal, só uma vez as coisas não deram totalmente certo para ele, na final das eleições de outono. Souma apresentou um grande prato na minha opinião, misturou a culinária japonesa com a francesa, sempre sendo criativo. E como ele disse, o objetivo dele é melhorar a própria culinária aprendendo com o resto, como o pai dele fez.

O Souma segue muito os passos do pai dele, que é uma grande inspiração. O pai dele usa técnicas de varias culinárias em um restaurante de povão, e o Souma acabou aprendendo elas de brinde, o que faz ele ser tão bom naturalmente.

Sobre o prato do Souma ainda, Shinomyia resolveu usar ele, o que era obvio, mas com umas mudanças, e ganhou um nome que eu achei bem divertido: "Codorna recheada com ovos e risoto à moda do jovem impertinente" (ao menos era esse o nome na tradução em pt que eu vi).

Codorna recheada com ovos e risotto à moda do jovem impertinente
Mostrou que todos os protagonistas passaram no estagio, o que na minha opinião não é tão legal. Faltou coragem do autor de ser mais real e fazer com que alguem não conseguisse, até mesmo aqueles irmãos aleatórios do dormitório passaram sem dificuldade.

Achei legal a ideia do diretor de avançar um pouco na continuação do manga, mostrando cenas do Souma e outros enquanto tocava a musica de fundo. O anime acaba com o Souma aceitando todos os Shokugekis que recebeu, o que não deixa tão aberto o final, o manga continua com muita coisa pela frente, mas o anime acabou em um semi-aberto. O que é bom, já que o anime dificilmente terá uma continuação.

Foi um bom episódio, mas faltou um grande climax de episódio final, uma pena. Para quem quiser continuar do manga, o arco do estagio acaba no 115, o diretor deu uma adiantada no 116 e 117, mas comecem a partir do 116 que não terá nenhum problema.

Nota: 3,75/5

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Review (Sem Spoilers)

Primeira vez que eu analiso uma segunda temporada sem ter feito o mesmo para a primeira, o que eu acho estranho. Fica desnecessário eu explicar sobre o que é Shokugeki no Souma - Ni no Sara, já que é uma continuação direta da primeira temporada, e quem quer ver a segunda provavelmente viu a primeira. Então, tentarei ser mais direto.

O anime começa de onde a temporada anterior acabou, da segunda parte das eleições de outono, e basicamente cobre só isso. São 10 episódios para a eleição de outono e mais três para um mini arco, o do estagio. O arco da eleição cumpre bem a questão culinária de Shokugeki no Souma, vários pratos épicos e embates disputados, apesar de nem sempre ser difícil saber quem vencerá.

A segunda parte, o arco do estagio, foca no Souma estagiando e são episódios mais simples, com o Souma aprendendo a se virar em restaurantes, aprendendo assim novas técnicas.

Os dois arcos juntos compõem o anime, que tem grandes episódios e episódios medianos, mas em nenhum momento um episódio ruim ou no minimo não tão agradável. O anime manteve a formula do anterior, que seria pratos épicos, disputas acirradas e trilha sonora épica, o que faz com que você fique preso a cada episódio, sempre querendo ver do começo ao fim tudo que irá acontecer.

Porém, uma coisa que quase sumiu nessa temporada foram as cenas de Ecchi, tivemos poucas cenas com pessoas se despindo por causa das comidas, e ainda assim essas cenas foram mais contidas em geral. Essa mudança é culpa do autor do manga mesmo, já que no manga as cenas são assim.

Em questão de adaptação, o anime foi totalmente fiel até o manga, isso nem sempre é positivo, mas nesse caso foi. Poucas foram as cenas que o diretor resolveu inovar, e quando fez isso, teve a capacidade de fazer isso muito bem. Foi um tanto quanto mais rushado que a primeira temporada - na primeira temporada foram 60 capítulos em 24 episódios, nessa foram 55 em 13 - mas não atrapalhou em nada isso.

Bom, resumindo, na minha opinião a primeira temporada foi melhor que essa, mas isso é culpa do material que foi adaptado. Mas, quem gostou da primeira, vai com certeza gostar da segunda, não foi tão épica quanto, mas também foi excelente. Se voce viu a primeira parte e está em duvida de ver a segunda, faça isso, garanto que não irá se arrepender. Mas se voce espera mudanças na segunda parte para ficar agradável, não, o anime mantem o mesmo padrão.

Nota: 8,75/10

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentários de outras semanas: Link
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário