segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Noragami: O deus mais simpático dos animes



Fala Pessoal, nesse post vou fazer um breve review sem spoilers de Noragami.

          Noragami é um anime produzido pelo estúdio Bones (FullMetal Alchemist, Soul Eater), e baseado no manga de mesmo nome. O anime foi ao ar na temporada de janeiro de 2014, e sua continuação, Noragami Aragoto foi ao ar na temporada de outubro de 2015. Primeiramente, uma breve sinopse da primeira temporada:
            "Yato é uma divindade menor, sem santuário, da guerra. Enquanto em uma missão para encontrar um gatinho perdido, ele é quase atropelado por um ônibus, mas é salvo por uma garota chamada Iki Hiyori. Por ter tocado em um deus, ela fica presa entre os planos humano e divino. Como Resultado, a alma de Hiyori torna-se instável, deixando seu corpo com frequência. Oferecendo 5 ienes, ela pede a Yato para corrigir sua situação, mas ele não pode ajudar, sem um Shinki*, então Hiyori o acompanha em sua jornada para encontrar um, na esperança de tornar-se normal novamente."
            *No universo de Noragami, deuses se utilizam de Shinkis, espíritos que servem como armas para eles, para derrotar Ayakashis, espíritos malignos criados pelos sentimentos ruins dos humanos.
            Yato, um deus menor da guerra, é um personagem extremamente carismático, uma qualidade presente em todos os personagens desse anime, sejam os heróis ou os vilões, todos conseguem ter seu próprio carisma; E é essa característica, principalmente dos heróis, que conquista quem assiste, tendo seu desenvolvimento de personagem muito bem conduzido. 
Cenas tipo essa fazem Yato um dos personagens mais engraçados.
Noragami também tem como ponto forte (para quem não busca um shounen puro) o fato de conseguir misturar ação, seu principal foco, com drama e humor sem que nenhum desses fatores se sobreponha e estrague a cena, tornando a frequente alternância entre os gêneros em algo positivo, um encaixe tão sutil que é incapaz de estragar a ideia principal. Tal característica termina por adicionar mais qualidade ao anime, sem que sejam perdidos seus ritmo e essência. Apesar de ocorrer o clichê mais clássico dos shounens - o personagem principal ficando mais forte a cada situação de risco - a mistura com humor e, às vezes, com um raro nonsense mostra a personalidade própria de Noragami. O humor é muito bem encaixado em cenas de aonde o Yato, conhecido carinhosamente como o "deus vadio" (sendo este o subtítulo do manga), faz as suas cagadas corriqueiras, como gastar todo o dinheiro que ele economizou pro próprio templo em coisas absurdas, alem das reações dos personagens à dadas situações. O drama de Noragami fica principalmente no desenvolvimento de um personagem especifico, Yukine, e na relação entre Yato e Hiyori, o que gera alguns dos conflitos do anime.
            Porém, negativamente, Noragami tem o problema de sua primeira temporada ser feita praticamente de "fillers", visto que a cada 2 episódios a trama muda de objetivo, sem prosseguir muito ao longo do anime em um plot especifico. Esse fato pode desagradar quem for ver o anime, fora algumas diferenças ao manga na adaptação.
            No quesito animação, o estudio Bones, conhecido por suas cenas de ação de alta qualidade, nao fez diferente em Noragami. As cenas de ação muito bem animadas e consistentes, e destaque para a trilha sonora, a compor o clima de tensão precedente a muitos momentos críticos ou combates, fazendo quem vê sentir a tensão nessas cenas.
Cena simples mas muito bonita
           A sua segunda temporada, Noragami Aragoto, consegue superar ainda mais a qualidade da primeira. Focada primariamente no arco da personagem Bishamon, não fica a sensação de ser vários fillers em 1 ou 2 episódios, e sim uma historia corrente ao longo da temporada.
            Fica mais que recomendado para quem curte um anime de ação com cenas descontraídas e também com certo drama. Minha nota final é 9 de 10 para esse anime, que com certeza é um dos shounens que mais me agradou recentemente, em especial pela sua mistura de ação, drama e humor quase que perfeitas, agradando tanto àqueles que querem um anime agitado, como quem procura dar risadas e criar empatia com os personagens, Noragami e sua continuação são ótimas escolhas.

Resumo Final

Prós:
- Carisma dos personagens
- Ótimas cenas de ação
- Ótimas cenas de humor
- Drama consistente, junto com o desenvolvimento dos personagens.

Meio-termo (depende de quem vê)
-Alternâncias entre drama e humor: apesar de serem um ponto positivo para mim, quem não gosta dessa mistura pode ser negativo.
-Não é um shounen puro aonde o foco total é a ação.

Contras:
-Episódios quase como Filler, não há um grande desenvolvimento de plot durante a temporada
Nota: 9/10


Extras

-A opening de Noragami é muito boa, tanto a musica quando as cenas em si. Link: Aqui
-Para quem for assistir, fica recomendado ver os tres ovas depois de terminar as duas temporadas.

Como não gostar do Yato?


Essas animações são muito boas.


Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário