sábado, 3 de junho de 2017

Guia de Estúdios: Estúdio Trigger





Fala pessoal, estou aqui trazendo uma nova serie de posts, aonde eu irei detalhar a vida e os animes de diversos estúdios de animação japonesa. E claro que para começar essa serie não seria outro estúdio se não o Trigger, meu estúdio favorito. Nessa serie eu vou tentar ser menos opinativo e mais técnico, ou seja, vou tentar ser imparcial no geral, mas sem mentir sobre a qualidade do estúdio, enfim, espero que gostem.

História: O estúdio Trigger, ou em japonês como Kabushiki kaisha Torigā, estilizado como TRIGGER, foi fundando em 22 de agosto de 2011 pelos até então membros do estúdio Gainax, o diretor, animador e roteirista Hiroyuki Imaishi, conhecido pela direção em Tengen Toppa Gurren Lagann e Panty & Stocking with Garterbelt, além de outras obras, e pelo produtor, roteirista e animador Masahiko Otsuka. 

O estúdio trabalhou como assistente em varias series, até lançar o seu primeiro anime, o ONA Inferno Cop, dirigido por Akira Amemiya, supervisionado por Hiroyuki Imaishi e escrito por Hiromi Wakabayashi. Após isso, o estúdio lançou seu primeiro filme original, Little Witch Academia, que recebeu 38 milhões de Ienes (cerca de 1,14 milhões de reais na cotação atual) do Projeto de Treinamento de Novos Animadores do Japão, projeto que ajuda a criação de obras originais e incentiva novos animadores.

Depois de Little Witch Academia, o estúdio Trigger lançou seu primeiro anime longa-metragem para a TV, o original dirigido por Hiroyuki Imaishi e escrito por Kazuki Nakashima (também criador de Tengen Toppa Gurren Lagann), Kill la Kill (o qual tem uma review nesse blog, Link). Conhecido por sua arte diferenciada, animação acima da média, possuindo um estilo ocidental, e unindo nonsense, um pouco de ecchi, muita ação e tensão, o anime chamou a atenção no Japão e no mundo, levando o estúdio Trigger ao conhecimento mundial. Curiosidade: Após esse anime, surgiu na internet o meme de dizer que o estúdio Trigger surgiu para salvar o mundo dos animes.

Após Kill la Kill, o estúdio Trigger trabalhou em mais uns tantos curtas para a TV, e em mais três longa-metragens para a TV, Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de, o único longa para a TV que não foi um original (e o qual possui um review no blog: Link); Kiznaiver, o original de drama escrito por Mari Okada (AnoHana, entre outros) (que também possui um review no blog: Link); e o atualmente no ar Little Witch Academia, a versão de TV dos filmes de mesmo nome.

Características do estúdio: Conhecido principalmente por sua animação fora dos padrões e sua originalidade, o estúdio Trigger rapidamente conquistou o publico dos animes. A sua originalidade não é apenas no fato de a grande maioria de suas obras serem originais, mas sim também no fato que os autores dessas obras são livres para usarem toda sua imaginação, como é visto em obras como Kill la Kill, Inferno Cop, e até nas mas simples como Little Witch Academia, todas essas tem seu teor de originalidade e mudança dos padrões. Mas, até mesmo na obra adaptada Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de, as características originais do estúdio foram passadas.

O estúdio Trigger foi fundado na necessidade de um controle criativo maior, ou seja, de poder usar mais da criatividade livre. A animação do estúdio é bem característica, sendo em grande maioria muito consistente e possuindo um estilo único, muitas vezes mais parecido com a animação de um Cartoon ocidental, e tendo key-frames e cenas animadas acima da média dos outros estúdios, o que justifica a quantidade pequena de animes que o estúdio lança por tempo, cerca de um longa por ano.

Principais Obras: O estúdio Trigger é provavelmente um dos mais novos estúdios de anime, mas mesmo com apenas poucos anos de existência, conquistou o publico com suas poucas mas excelentes obras, sendo as principais até então sendo Kill la Kill e Kiznaiver, além de alguns tantos curtas, com foco em Inferno Cop e Uchuu Patrol Luluco. Todas as obras possuem seu grande teor de originalidade, o que fizeram com que fossem conhecidas mundialmente.

Concluindo, apesar de muito novo, o estúdio Trigger, graças a fama de sua staff e de seus animes fora do padrão que conquistaram o publico, o estúdio Trigger já marcou o nome na história do mundo dos animes, e é atualmente um dos mais importantes estúdios do ramo, com uma legião de fãs (a qual eu estou incluso) e obras acima da média que geram hype apenas pelo nome do estúdio.

Posts Relacionados:

Review - Kill la Kill - Nonsense e Fanservice = Plot (E porque isso é excelente)

Review - Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de - Superpoderes Como Cotidiano

- Review - Kiznaiver
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário