quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Comentando Brevemente Sobre o In Anime we Trust/CSD/Junk Box Awards 2018!


Fala pessoal, nesse post eu quero comentar brevemente sobre o que eu achei dos resultados do awards de 2019 do blog, então, como fica obvio, é um post cheio de opinião própria, tanto que por isso eu resolvi fazer em um post separado, para não misturar os resultados com o que eu penso deles. Para quem quiser ver os resultados, eles estão aqui: Link.
(Eu atrasei um pouco para fazer o post mas importante que saiu)

Não vou listar aqui os candidatos nem nada do tipo, vou apenas colocar a categoria, o vencedor, e o que eu penso dele, sem imagens ou algo do tipo, vai ser um post relativamente breve. Então, sem mais delongas, vamos lá para minha opiniões irrelevantes.

Aspectos Técnicos

- Melhor Diretor: Masaaki Yuasa (Devilman: Crybaby): Confesso que foi uma "surpresa" positiva, achei que o Shinbou ia vencer que nem ano passado, a direção dele em 3-gatsu 2 foi fenomenal, mas o Yuasa merecia tanto quanto com o trabalho absurdo que ele fez em Devilman. Meu voto foi no Shinbou, mas foi um resultado excelente.

- Melhor Trilha Sonora: Megalo Box (mabanua): Foi meu voto também, acho que realmente foi a trilha mais marcante do ano, combinava demais com o clima do anime, então ter vencido não foi nenhum absurdo, merecido demais.

- Melhor Animação:Violet Evergarden (Kyoto Animation): Aqui eu já discordo um pouco, é uma animação excepcionalmente bonita, é um absurdo, mas para mim animação é mais do que somente beleza, e por isso que eu votei em 3-gatsu 2, foi um absurdo a identidade visual do anime, muito mais que Violet que era muito bonito, mas só. Bem, não foi um absurdo ter vencido, mas para mim não era o que mais merecia.

- Melhor Roteiro: 3-gatsu no Lion 2: É, sem o que discutir aqui, merecido demais, fantástico a história desse anime, foi meu voto, e foi merecido demais.

Melhor Fotografia: 3-gatsu no Lion 2 e SSSS.Gridman: Esse não podia ter tido um resultado mais perfeito, venceram os dois que mais mereciam, e eu fiquei numa duvida absurda qual eu escolhia entre esses dois, se não me engano votei em gridman, mas o resultado foi perfeito, a fotografia de ambos é um absurdo, Shinbou mostrou o quão bom é, e o Amemiya mostrou que é um excelente diretor.

Melhor Design de Personagens: Violet Evergarden (Akiko Takase): Acho que de todas as categorias, essa é a que eu mais discordo, confundir beleza visual com design de personagem bom e diferente é um problema, e foi o que aconteceu aqui. Eu votei em Yuru Camp por ser diferente e combinar demais com o anime, o de Violet é apenas um design bom, mas relativamente genérico, ainda mais se comparar com outras obras da KyoAni.

- Melhor Estúdio: Shaft (3-gatsu no Lion 2, Fate/Extra Last Encore): Justo, acho que foi uma boa vitória, apesar que o Shaft vem se desfazendo aos poucos (procure por ai notícias sobra a saída dos diretores de animação). Mas acho que meu voto foi para o Trigger mesmo, ainda acho que merecia, mas foi justo o shaft vencer.

Categorias Gerais:

- Melhor Anime de Ação/Aventura: Boku no Hero Academia 3: É, justo, não vi a season para opinar, mas todo mundo fala bem, mas a popularidade também ajudou nesse caso. Meu voto foi em Golden Kamuy mesmo, que para mim foi excelente como anime de ação, e de comédia.

- Melhor Anime de Mistério/Suspense/Psicológico: Steins;Gate 0: Essa tanto faz para ser honesto, não tinha ninguem que realmente merecia ganhar, S;G 0 é bem decepcionante se comparado com a obra original, mas não foi tão ruim ter vencido. Votei em kokkoku por falta de opção.

- Melhor Anime de Comédia: Hinamatsuri: Justo, eu acho Hinamatsuri um pouco overrated, mas não acho que não mereça ganhar, é um ótimo anime, mas eu votei em Saiki 2 mesmo, que é uma excelente comédia, apesar que a season 1 foi um pouco melhor.

- Melhor Anime de Comédia Romântica: Wotaku ni Koi wa Muzukashii: Outra categoria com pouca concorrência, e que o vencedor não tem muita discussão, foi meu voto também.

Melhor Slice of Life: Seishun Buta Yarou wa Bunny Girl Senpai no Yume wo Minai e Yuru Camp△: O outro empate desse ano, um também valido, apesar de eu achar que Yuru Camp merecia muito mais, não tiro o mérito e a popularidade de AoButa, mas é um anime que eu gostei muito no começo e enquanto assistia, mas perdi esse hype com o tempo. Já Yuru Camp entrou nos meus favs, foi meu voto, é um anime maravilhoso.

- Melhor Drama: 3-gatsu no Lion 2: Não tem nem duvida quanto a isso, apesar de ter ótimos concorrentes nessa lista, como SoraYori, 3-gatsu 2 foi simplesmente avassalador em qualidade.

- Melhor Romance: Yagate Kimi ni Naru: Ótimo resultado, Yagakimi foi finalmente um anime de yuri bom e sem ser cheio de fetiches, no meio de tanto anime de yuri ruim, então, muito merecido, um ótimo anime.

- Melhor Anime de Esporte: Hanebado!: A concorrência aqui era fraca no geral, então ganhou o que mais merecia, ao menos foi meu voto. Hanebado, mesmo sendo muito exagerado nos personagens, é, em quesito de esporte, perfeito, mostra muito bem como funciona o badminton. Eu fiz uma grande review sobre esse anime, para quem quiser ler mais: Link.

- Melhor Anime de Música/Idol: Zombieland Saga: Realmente, ficou difícil outro anime ganhar em cima desse, Zombieland foi uma surpresa absurda, um anime de idol fora dos padrões, muito divertido, com ótimos personagens, e bem, não tinha muita concorrência nessa categoria também.


Prêmios Especiais:

- Homão da P*rra: Saichi Sugimoto (Golden Kamuy): Uma grata surpresa, não esperava que o Sugimoto fosse ganhar, achava que o Rei levaria pelo segundo ano consecutivo, mas no fim, ganhou ele que merecia muito. Um grande "irmão" para a Asirpa, um homem completo, mereceu demais vencer essa categoria.

- Best Waifu: Hinata Kawamoto (3-gatsu no Lion 2): Protagonista da segunda temporada de 3-gatsu junto do Rei, mereceu muito vencer, o desenvolvimento que ela recebe na temporada torna ela numa personagem excelente, fico feliz que ela tenha vencido. O meu voto foi para a Nadeshiko, por ser waifu mesmo, mas o resultado foi mais que justo.

- Melhor MoeShit: Yuru Camp△: Novamente, Yuru Camp vence uma categoria em que merecia muito, moeshit, ou "garotas fofas fazendo fofuras", é algo especifico, nem todo mundo gosta, mas essas garotas acampando conquistaram nossos corações. Meu voto foi obviamente para Yuru Camp também.

- Melhor Pior Isekai: Overlord II e III: Essa categoria foi de certa forma uma piada, queríamos colocar uma categoria para Isekais, visto que é uma trend comum nos animes recentes, porém não achamos validos apenas por "melhor isekai", visto que os concorrentes desse ano, nenhum era realmente merecedor de ser melhor em algo, então ficou esse título de uma forma ambígua. Enfim, venceu o que mais tinha chance afinal, não tinha muita concorrência para.

- Melhor Pior Animação Zoada/Estática: Ore ga Suki nano wa Imouto dakedo Imouto ja Nai: Essa foi uma categoria totalmente negativa, e venceu o "merecedor", frames totalmente tortos, boca fora do rosto, animador pedindo ajuda nos créditos, foi um desastre total.

- Anime Mais Ofensivo: Goblin Slayer: Outra categoria negativa, dessa vez para falar de animes que são visualmente, e no seu roteiro, ofensivos. E goblin slayer, apesar de depois ficar mais leve, começa de uma maneira ofensiva demais, tentando usar estupro vazio e barato para chocar. Venceu o merecedor de certa forma, e meu voto.

- Melhor Revival: Megalo Box: Categoria para falar dos revivals de obras antigas, que está se tornando algo comum também. Venceu um merecedor, votei em Lupin III, que para mim é um dos melhores do ano, mas Megalo Box também conquistou o publico.

- Melhor Spin-off: Steins;Gate 0: Categoria que para mim venceu o que não merecia, pois Steins;Gate 0 não é nem perto tão bom quanto o seu original, é decepcionante a direção e o roteiro desse anime. Meu voto foi, por incrível que pareça, para SAO A: GGO, primeiro porque é melhor que o SAO original (não que seja difícil), segundo porque é escrito pelo autor de Kino no Tabi, e terceiro porque eu sou muito fanboy de jogos de tiro.

- Melhor Anime de Marketing Cultural: Yuru Camp: Creio que nesse caso até os Japoneses concordariam, visto que Yuru Camp aumentou em muito o turismo de camping no Japão, então venceu o merecedor de certa forma, além de ser um excelente anime. Foi meu voto, apenas caso não tenha ficado obvio o quanto eu acho que Yuru Camp é bom.

- Melhor Vilão/Antagonista: All for One (Boku no Hero Academia 3): Ganhou o vilão que eu não conheço, mas creio que deva ser merecedor. Meu voto foi para o Tsurumi, esse maluco que é muito engraçado e também assustador as vezes.

- Melhor Anime Adaptação de Jogo: Persona 5 The Animation: Ao mesmo tempo que a maioria fala mal dessa adaptação, ela também foi a vencedora, o motivo é relativamente simples, falta de concorrência, venceu a menos pior, mas foi uma categoria interessante. Essa eu não votei pois não vi nenhum anime dessa lista.

- Melhor "Massacote": Kesshouban (Hataraku Saibou): Se alguém não pegou o título, é uma referencia a Chaves. Enfim, considerar uma "criança" como mascote pode parecer errado, mas ela é tão bonitinha e fofinha, ou no caso "eles", já que são um grupo, que merecia muito vencer essa categoria. E foi meu voto, kesshouban-chan é muito fofa.

- Melhor Yuri/Yuri Implícito: Yagate Kimi ni Naru: Sem duvida o merecedor dessa categoria venceu, YagaKimi é maravilhoso como anime de romance e como anime de yuri, então mais do que merecido a vitória, meu voto novamente vence a categoria.

- Melhor Anime Exclusivo Netflix: Devilman: Crybaby: Realmente difícil que algum outro vencesse essa categoria, Devilman merecia e merecia muito ganhar, os outros candidatos são tão fracos se comparados, e a Netflix ainda não conseguiu emplacar outro anime tão bom quanto, é o poder do Yuasa afinal.

- Melhor Seiyuu Feminino: Kaede Hondo: Uma seiyuu relativamente nova em papéis, mas que vem ascendendo muito bem, e é uma ótima seiyuu. Meu voto ainda foi para a Miyuki Sawashiro, porque a versatilidade dela é absurda, mas também porque eu tenho ela como minha seiyuu favorita e ponto, então me deixei levar um pouco pelo lado fanboy.

- Melhor Seiyuu Masculino: Miyano Mamoru: Depois de ver o Tatsumi de Zombieland Saga, fica difícil querer que outro ganhe, aquela dublagem é simbolo de como fazer um personagem ser marcante e divertido. Mas o Mamoru é um excelente seiyuu por si só, desde o Light em Death Note ele vem mostrando isso. Foi meu voto também, Tatsumi me conquistou.

Grandes Prêmios:

- Pior Anime do Ano: Ore ga Suki nano wa Imouto dakedo Imouto ja Nai: Concorrência era forte nessa categoria, muitos animes que eram realmente ruins, mas venceu um que era merecedor, talvez o que ficou mais popular dentre essa lista também.

- Decepção do Ano: Darling in the FranXX: Essa categoria me surpreendeu, não porque Darling não merecia, pois eu acho que merece e muito, mas porque não achei que numa votação popular venceria um anime que foi tão popular assim. Eu votei em Darling, foi um anime extremamente hypado, que começou bem, porém tomou um rumo tão ruim, tão decepcionante, que não tem como não merecer essa categoria.

- Melhor Abertura: "Fighting Gold" por Coda - JoJo no Kimyou na Bouken: Ougon no Kaze: Competir contra JoJo é difícil, a abertura é excelente, top 3 do ano para mim, perdendo apenas para Kokkoku e Zombieland Saga, então foi merecedor, uma opening excelente visualmente e musicalmente. Para quem quiser ver o meu top openings do ano: Link (no post hanebado está a frente, mas acho que eu devia ter invertido isso, enfim, não afeta muito)

- Melhor Encerramento: "Ref:rain" por Aimer - Koi wa Ameagari no You ni: Uma ending que mostra o poder vocal que a Aimer possui, gosto demais dela. Merecido vencer, mas por musica eu ainda votei em B: the Beginning, que é um collab absurdo e que gerou uma música excelente.

- Melhor Adaptação: 3-gatsu no Lion 2: Considerando tudo que esse anime venceu, vencer melhor adaptação também não é algo absurdo, merecido demais, 3-gatsu foi a obra de 2018.

- Melhor Original: Sora Yori mo Tooi Basho: Não tem nem o que discutir, um anime excelente, do começo ao fim, o drama que é desenvolvido, as personagens, tudo aqui é muito bem feito, um dos melhores do ano fácil.

- Melhor Anime Curta: Poputepipikku: Venceu aquele que é o shitpost em forma de anime, e não que isso seja ruim, pelo contrário, Poputepipikku é excelente, divertido, absurdo, humor nonsense, enfim, genial eu diria. Meu voto aqui foi para Emiya-san ainda assim, não só porque eu sou fatefag, mas porque foi realmente um excelente curta.

- Surpresa do Ano: Zombieland Saga: A definição de surpresa em forma de anime, ninguém sabia sobre o que seria, os PVs foram vagos, a sinopse também, parecia algo mais focado para o terror, mas quando saiu, era um anime de Idols zumbis cantando rap, heavy metal e idolsongs mesmo, então, surpreendeu todo mundo, e de uma maneira muito positiva.

- Melhor Anime do Ano!!!: 3-gatsu no Lion 2: Chegando a categoria derradeira, venceu o mais merecedor dentre tantos merecedores. 3-gatsu no Lion é um anime que precisa ser assistido por todos, ele mostra como trabalhar bem um drama sobre personagens, diferente de um anime sobre uma violeta ai que saiu no ano e que não sabia nem de perto fazer isso. Enfim, 3-gatsu é o melhor anime que acabou em 2018, e é facilmente uma das melhores coisas da década. Mas é absurdo pensar que em qualquer ano, animes como Sora Yori e Devilman ganhariam, mas, concorrendo contra 3-gatsu, eles não tiveram tanta chance.

------------------------------------------------------------------

Concluindo o post, eu diria que no geral foi muito positivo o resultado, claro que como os candidatos foram pré-selecionados, não teria como vencer alguém que não merecia, mas, nesse caso a maioria bateu até com a minha opinião, então, pessoalmente eu fiquei muito feliz com o resultado. É uma votação que dá trabalho, mas que no fim vale a pena. Agradeço a todos que votaram e participaram desse resultado!!

------------------------------------------------------------------

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário