segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Análise - Hanebado! - Sobretudo, um Anime de Badminton


Hanebado! é um anime de 2018 que adapta o manga de mesmo nome escrito e desenhado por Kousuke Hamada. Tendo 13 episódios de 24 minutos, foi produzido no estúdio Lidenfilms (Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records, Yamada-kun to 7-nin no Majo) e dirigido por Shinpei Ezaki (Gunslinger Stratos: The Animation).

Sinopse: Kentarou Tachibana é um treinador de badminton do ensino médio que tem mais entusiasmo do que membros em seu pequeno time. Um dia, ele conhece uma estudante de poucas palavras chamada Ayano Hanesaki, que é habilidosa e experiente em badminton. Ele tenta recrutá-la, mas ela não demonstra interesse no esporte. Devido a uma série de circunstâncias, ela eventualmente entra para o clube de badminton. E o treinador Tachibana está determinado que, com a entrada dela, todos eles serão campeões!




Hanebado é um caso que envolve muito mais um apego sentimental pessoal, do que realmente uma obra de qualidade absurda. Sendo sincero, foi minha obra favorita dessa season, o motivo é bem simples, graças a ela eu conheci o badminton, tive a oportunidade de jogar uma vez, no festival do Japão aqui de POA, e depois disso eu comecei a treinar badminton, um esporte que eu realmente estou adorando. Então, todo esse background inútil sobre a minha vida é para justificar que Hanebado tem um peso sentimental gigantesco para mim, ao menos atualmente, então, vou tentar fazer um review olhando para a obra como um todo, mas não devo deixar de lado a parte pessoal.

O que é mais importante em um anime de esporte? Bem, pode parece uma pergunta idiota com uma resposta ainda mais, porém, é o esporte. E apesar de óbvio, é com isso que eu quero basear primariamente o review. Claro que Hanebado tem um plot por trás, tem um desenvolvimento de personagens, tem um drama, existe tudo isso, mas acima de tudo, existe o esporte, que é o foco daqui, e que, como algo que serve para apresentar para o público que não conhecia, como eu, funcionou perfeitamente bem.

Afinal, uma coisa que não pode ser criticada nessa obra, é a qualidade das partidas de badminton, que mostram muito fielmente uma partida real, tanto que é possível aprender muito assistindo elas jogando. Não há uso de super poderes, não existem golpes especiais, nomes sendo gritados, ou coisa do tipo, é simplesmente uma partida de badminton como deve ser. Há uma certa decaída na qualidade da animação das partidas no meio da obra, começa mostrando muita coisa, depois vai reduzindo, até que na partida final isso volta com tudo, o que é maravilhoso. Em questão de esporte, o anime não peca em nada, por isso que, quando alguém critica somento o esporte como parte negativa de Hanebado, eu não consigo levar a serio a pessoa.

Vou colocando uns gifs no meio do texto para ilustrar algumas cenas e também não deixar só texto

Mas, claro, existe também uma história nesse anime, não são apenas 13 episódios de partidas de badminton, existe um drama por trás, um desenvolvimento de personagens, e por ai vai. E é isso que as pessoas devem criticar, e muitas vezes com razão.

A obra foca na Ayano, uma garota que é um prodígio no esporte, porém parou de jogar graças a algumas circunstancias, mas acaba voltando ao clube de badminton na nova escola, e conforme o anime vai passando, vamos entendendo o porque ela parou de jogar, e o que motivou ela a isso. Eu não creio que a razão para isso tenha sido ruim, foi bem plausível, ainda mais pela idade da protagonista, uma adolescente mimada que não entende muito bem das coisas, então, tudo pra ela é maior do que realmente é, apesar de que, o que aconteceu foi algo de certa forma grave.

Belo Rally

O que realmente atrapalha é que a protagonista tem uma certa "mudança" de personalidade muito brusca, porém, ao meu ver, isso acontece graças à ela voltar ao badminton, e lembrar do que fez ela parar de jogar, além de uma personagem que aparece para atrapalhar ela, e por ai vai. Algumas coisas realmente são "edgy" demais, eu entendo isso, além de algumas caretas aqui e ali que atrapalham, mas não vejo como isso possa ser realmente um problema para o desenvolvimento da obra, são exageros que fazem parte da mídia como um todo, não são necessários para um desenvolvimento, mas ter eles na minha opinião não afeta muito.

O desenvolvimento desse plot como um todo que não é perfeito, possui muitas falhas e erros, parece que a direção investiu demais nas partidas de badminton e esqueceu de focar num roteiro melhor trabalhado e bem dirigido. Infelizmente isso peca, não vou falar que a história é a parte boa da obra, não é, realmente a melhor parte daqui é o badminton, e eu tenho um apego pessoal a isso.

Jump Smash realmente é difícil, mas é bonito pra caramba

O final da obra é de certa forma satisfatório, não conclui o anime como um todo, mas fecha bem o arco e o desenvolvimento da protagonista, então, não é aquele tipo de final que necessita de uma continuação, ela apenas seria bem vinda.

Algo a ser citado é a diferença que existe entre o manga e o anime, o manga é muito menos "edgy", e também desenvolve melhor as personagens, ou seja, foi uma decisão do diretor deixar a obra mais edgy e cortar algumas cenas, o que pode ter afetado negativamente. Porém, a adaptação não peca na parte do badminton, que realmente consegue passar bem as partidas, coisa que o manga não vai conseguir chegar ao mesmo nível, visto que o esporte é muito focado em movimentos rápidos, e o anime passa isso muito bem. Mas, o foco aqui é analisar o anime, e eu não gosto muito de fazer comparações, são mídias diferentes.

Por mais que não seja realista, essa ilustração do vento sendo cortado ajuda a entender a velocidade (podendo chegar a 350 km/h)

Uma coisa que eu senti falta na obra como um todo, e ai é algo realmente pessoal e que ninguém deve nem ter ligado, é a falta de partidas em dupla. Isso não afeta em nada na obra, é só um reclame pessoal, de que partidas em dupla são muito divertidas, mas como o anime quer focar em rivalidades e afins, partidas em dupla não funcionam tão bem para. Enfim, apenas um reclame pessoa.

O resto do elenco, apesar de não ter um desenvolvimento tão grande, são bons personagens no geral, principalmente a outra protagonista, que tem suas motivações próprias e consegue ser mais carismática que a Ayano, que acaba dando raiva por algumas atitudes que ela toma na parte final da obra. De resto, temos outras jogadoras - e jogadores, o anime não é somente de garotas - que tem sua importancia, mas o foco não é nelas, e isso não afeta tanto.

O anime mostra bem o movimento dos pés para posicionamento

De qualquer forma, eu gosto das personagens, a Ayano apesar de ter uma fase que ela é bem irritante, ela ainda é interessante por ser uma protagonista diferente dos padrões de anime de esporte, o que é sempre bem vindo.

Algo que parece frequente, é que as personagens parecem não gostar de badminton, mas, existe uma razão para isso, a protagonista tem seus problemas relacionados ao esporte, e a Aragaki é uma pessoa que leva o esporte a serio. Mas claro, como praticamente todo anime de esporte, isso é para que ocorra o desenvolvimento das personagens voltarem a gostar do esporte, graças a algum fator, isso acontece bastante em vários animes, não é um problema só desse, é um clichê comum.

Outro clichê comum que envolve a protagonista é o da amizade, afinal, um clube de esporte existe, acima de tudo, para se fazer amizades, e a protagonista entende isso conforme o anime passa, principalmente na parte final dele. Não é algo novo da obra, é comum em animes de esportes, e Hanebado! só aplica isso novamente, o que não é nenhum pecado, é mais uma trope necessária. Eu critico bastante o poder da amizade, porém, não é o que acontece nessa obra, a amizade é mais para mostrar a protagonista que o badminton não é tão ruim quanto parece, e que ter amigos faz toda a diferença. Falo por experiencia própria no esporte que, fazer amizade no badminton é algo legal e que realmente ocorre.

A sequencia de abertura tem belas cenas também, uma das melhores aberturas do ano

Claro, existe também o velho fator da rivalidade entre personagens, algo que move um anime de esporte, e a não existência disso é algo bem raro. Eu venho citando vários clichês da obra, para mostrar que no geral, ela é uma obra de esporte que segue bem a linha das obras de esporte, não é realmente uma obra super especial, mas é uma obra que consegue passar bem o que propõe, o badminton.

Quanto a parte técnica da obra, a direção acerta muito nas partidas de badminton, consegue passar realmente o que é uma partida disputada, os cortes, os saves bonitos, e por ai vai, mas, não consegue desenvolver bem a história e tem um roteiro que peca bastante. A animação sofre do velho problema de sacrificar consistência para ter muita fluidez, tanto que todas as partidas de badminton são totalmente em 2D, mas graças a isso, temos cenas com o design totalmente torto, o que é triste.

No geral, se eu puder resumir, é uma obra interessante para quem gosta de esporte, mostra muito bem sobre o badminton, mas peca no desenvolvimento do roteiro e da protagonista, mas não creio que tão grave ao ponto que faça o principal ponto da obra, o badminton, ser ignorável. 

O anime tem um peso muito forte para mim, então, minhas notas aqui podem até ser relevadas, eu devo estar exagerando, mas eu queria passar um review e mostrar que o anime fez o que era de mais importante, chamar atenção para o esporte e trazer novos adeptos, afinal, eu não fui o único que começou a treinar depois que viu o anime, isso falando na associação que eu treino. Então, no geral, o anime cumpriu sim com o que era prometido.

Notas:
História: 7,5/10
Direção: 7,75/10
Personagens: 7,75/10
Animação: 8,25/10
Trilha-sonora: 7,75/10
Divertimento: 8,5/10
Média Final: 8/10

------------------------------------------------------------------

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário