segunda-feira, 14 de maio de 2018

Review - Fate/stay night Movie: Heaven's Feel - I. Presage Flower



Fate/stay night Movie: Heaven's Feel - I. Presage Flower é um filme de 2017 que adapta a visual novel Fate/stay night de 2004, mais precisamente a rota Heaven's Feel da visual novel. Produzido no estúdio ufotable (Fate/Zero, Fate/stay night: Unlimited Blade Works) e dirigido por Tomonori Sudou (Kara no Kyoukai: Mirai Fukuin, Diretor de Animação de Fate/UBW), o filme possui duas horas de duração e a primeira parte de uma trilogia de filmes.

Sinopse: A Guerra do Santo Graal: uma violenta batalha entre magos em que sete mestres e seus servos convocados lutam pelo Santo Graal, um artefato mágico que pode conceder ao vencedor qualquer desejo. Quase 10 anos atrás, a batalha final da Quarta Guerra do Santo Graal causou estragos na cidade de Fuyuki e levou 500 vidas, deixando a cidade devastada.
Shirou Emiya, um sobrevivente desta tragédia, aspira a se tornar um herói da justiça como seu salvador e pai adotivo, Kiritsugu Emiya. Apesar de ser apenas um estudante, Shirou é jogado na Quinta Guerra do Santo Graal quando acidentalmente vê uma batalha entre os servos na escola e convoca seu próprio servo, Saber.
Quando uma misteriosa sombra começa uma farra assassina na cidade de Fuyuki, Shirou se alinha com Rin Toosaka, um participante da Guerra do Santo Graal, a fim de impedir a morte de inúmeras pessoas. No entanto, os sentimentos de Shirou por sua amiga, Sakura Matou, o levaram mais fundo nos segredos obscuros que cercam a guerra e as famílias rivais envolvidas.

Começando o review propriamente dito, essa é a terceira e provável última adaptação da visual novel Fate/stay night, adaptando a rota que faltava, Heaven's Feel, muito comentada por ser a rota mais sombria e pesada da visual novel, e também a mais complexa, e, pelo que foi visto nesse primeiro filme, podemos notar claramente que isso é verdade, e que a adaptação está fazendo jus.

Esse filme pede ao telespectador que conheça no mínimo a rota comum da visual novel, que seriam os 3/4 primeiros episódios das outras adaptações, pois, a maneira que a parte comum é mostrada é resumida em frames soltos, de uma maneira rápida, como um recap para quem já viu lembrar do que acontece. Recomendo fortemente assistir o Unlimited Blade Works antes, é uma boa rota, e vai ajudar a entender. Outra coisa interessante é que se você ainda não viu Fate/Zero, veja os filmes do Heaven's Feel antes, terá spoilers do Fate/Zero, mas você será surpreendido por algumas partes dessa rota, que já são mostradas no anime do Zero.

Esse filme serve, principalmente, como uma introdução a rota, mostrando o que virá pelos próximos dois filmes, mas não pense que por isso o filme é pouco movimentado, muito pelo contrário, temos diversas cenas de ação, todas muito bem animadas, e enquanto a história é desenvolvida, coisas vão acontecendo.

Como a primeira parte de três, vimos o que essa rota deve entregar nos próximos filmes, entendemos aonde essa história vai, e ela é surpreendentemente diferente das outras duas rotas. Enquanto as outras são muito mais rotas de romance e ação, essa tem mais mistério e suspense, um clima mais dark, algo mais próximo do que Fate/Zero foi (mas sem a quantidade absurda de personagens edgys com problemas psicológicos).

É um filme que choca em algumas coisas que acontecem, além de ter novos elementos não vistos nas outras rotas, possui conclusões para certas situações bem inesperadas. Como toda rota de Visual Novel, essa foca no desenvolvimento de certos personagens apenas, enquanto as outras cobrem os que faltam. Para quem viu os outros animes irá se chocar como alguns personagens, extremamente importantes nas outras rotas, são tratados nessa aqui. Isso não é ruim, afinal, o foco muda e esses novos personagens tem um tempo de tela valioso, e um belo desenvolvimento.

Os personagens em si que tem o foco nessa obra são bons personagens. O protagonista é sempre alguém que divide opiniões no geral, há quem goste, há quem odeie, mas nessa rota ele terá um novo desenvolvimento, com um novo principio, é isso que diferencia ele. As outras personagens são bem interessantes, e nesse primeiro filme tiveram um bom tempo de tela para já mostrar para o que vieram.

Claro que Fate é, acima de tudo, uma obra de ação, e nisso o filme acertou muito bem, com cenas de lutas que podem entrar entre as melhores de toda a serie - e mostrando para a A-1 que dá sim para fazer cenas de luta fluidas e consistentes, não tendo que sacrificar um ou outro -, foram criativas acima de tudo, o material original não fornece muito das lutas, então coube ao diretor pensar nelas, e ele pensou muito bem.


Alguns exemplos da bela animação do filme (e do melhor servo da obra)

Além disso, quanto a animação, a ufotable é famosa por fazer animes bonitos, mas esse filme em especial superou tudo que ela já fez. Cenários maravilhosos, iluminação, fotografia de extrema qualidade, tudo isso somou para uma excelente arte. E a trilha sonora como sempre é muito boa e compõe bem a obra.


Alguns exemplos da bela fotografia da obra

É um filme acima de tudo para introduzir essa rota, mas, que possui muita ação, desenvolvimento, uma pegada mais obscura, e até mistério e suspense, é algo bem diferente dos Fates até então, e é um ótimo filme no geral.

Notas:
Roteiro: 8,5/10
Direção: 8,75/10
Animação: 9/10
Trilha-Sonora: 8,25/10
Personagens: 8,25/10
Divertimento: 8,75/10
Média Final: 8,5/10


------------------------------------------------------------------

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário