sábado, 10 de março de 2018

Review - B: The Beginning - Uma Mistura de Gêneros



B: The Beginning é um anime original Netflix de 2018 criado e dirigido por Kazuto Nakazawa (Sweat Punch, Vassalord) no estúdio Production I.G. (Psycho-Pass, Guilty Crown). A obra possui 12 episódios e foi lançada em forma de simulcast mundial no dia 2 de março.

Sinopse: Em um mundo alimentado por tecnologia avançada, o crime e a ação se desenrolam na nação arquipelágica de Cremona. Koku, o protagonista. Keith, o lendário investigador da força de polícia real RIS. Uma misteriosa organização criminosa. Uma grande variedade de personagens correm através da cidade fortificada enquanto são amedrontados pelo serial killer, Killer B e uma cadeia de crimes.

B The Beginning é uma obra que tentou colocar diversos gêneros em um só anime de 12 episódios, tem-se mistério, sobrenatural, super poderes, investigação policial, suspense, drama, tudo isso em uma obra só, e esse foi o maior erro da obra.

Ao invés de tentar focar em um ou poucos estilos, desenvolvendo a história a partir disso, o anime resolveu que colocaria tudo e mais um pouco ao mesmo tempo, e deixando o desenvolvimento da história complicado. Envolve tantas coisas, tenta desenvolver tanta coisa ao mesmo tempo, que acaba não desenvolvendo bem elas.

A história fica confusa de se seguir simplesmente porque não tem um foco especifico no desenvolvimento da mitologia do anime, temos apenas poucos trechos sobre o que aconteceu no passado, e sobre algumas coisas mais, mas porém, sem tratar a fundo isso. A falta de desenvolvimento fez com que tudo ficasse de certa forma confuso.

Não nego que o anime seja divertido de assistir, tem uma excelente animação, direção de ação fenomenal, e os personagens são carismáticos. Porém, a história me agradava mais quando focava no suspense policial do que quando ia para a parte mistica, era quase que dois animes diferentes, um mais "pé-no-chão", enquanto o outro era fantasioso. Eu me diverti assistindo, pois o anime prendia em alguns pontos, mas não tem como ignorar a falha que o roteiro é quanto a falta de um foco, tentando misturar tudo em meros doze episódios.

Gosto da ambientação do anime também, em um país europeu que claramente lembra a Itália, e acabou que por mais que tenha aparecido pouco da ambientação em si, das cidades e cultura, foi um bom setting para o anime.

A vantagem do anime é seu final original, conclusivo, que me agradou, porém não totalmente. Creio que teve um pouco de plot armor no final, que eu acho sempre negativo, faltou arriscar mais. Porém, ter um final fechado é sempre uma vantagem em animes. Isso se não fosse pelo fato que o último minuto do anime dá a entender que pode existir mais um arco, que não saberemos se existirá mesmo ou não

O anime, por ter um dos focos em suspense policial, claramente pegou inspiração de algumas outras obras, até mesmo ocidentais. O anime como um todo tentou ser uma mistura para gerar um apego ocidental, e ficou claro isso, claramente tivemos referencias a obras como Dexter e Taken durante o anime, além de outras.

Como eu citei dos personagens, eles são bem carismáticos, principalmente a garota protagonista, que é bem divertida no jeito de agir, e tem um bom carisma. O protagonista, Keith, é mais serio, mal-encarado, e isso faz dele um bom personagem para mim, temos um pouco do desenvolvimento dele.

Porém, alguns outros personagens são pouco desenvolvidos, principalmente os que envolvem a parte fantasiosa do anime, essa parte como um todo teve um desenvolvimento precário, infelizmente. Creio que se o anime focasse apenas em algo mais policial, seria bem mais interessante.

A parte tecnica do anime não deixou a desejar no geral, ótima direção, trilha-sonora muito boa (com um detalhe para a música de encerramento, produzida por um dos ex-guitarristas do Megadeth, o guitarrista do Man With A Mission e o KenKen), e a animação muito boa também. A parte tecnica do anime não falhou em nada.

Resumindo o breve Review, foi um anime que tentou fazer uma mistura de generos, que não conseguiu acertar nisso, e acabou uma obra que diverte enquanto se assiste, mas que não possui um grande roteiro ou desenvolvimento.

Notas:
Roteiro: 7,25/10
Direção: 8,5/10
Animação: 8,510
Trilha-Sonora: 8,5/10
Personagens: 8/10
Divertimento: 8/10
Média Final: 7,7/10

------------------------------------------------------------------

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário