quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Comentários Semanais: Princess Principal #12 - Final



Princess Principal acabou de uma maneira que eu diria perfeita, ou ao menos beirando a perfeição. Teve tudo que o anime nos apresentou até então, ação, aventura, um pouco de drama, questões sociais. Um episódio completo para um anime que pode ser dito completo. Apesar do final semi-aberto, definitivamente não me desagradou.

O episódio focou na revolução como um todo, e tivemos tópicos bem interessantes nisso. Primeiro que a princesa não queria uma revolução feita pelo povo, ou melhor, uma revolução baseada em sangue derramado, pois, como ela mesmo disse: "se começar uma revolução com base no sangue, outra pessoa começara uma revolução para corrigir seus erros". Isso foi fantástico, e pode ser aplicado em diversas situações reais. Revolução francesa teve duas, a por sangue, a que napoleão toma o poder e derruba o próprio líder da revolução. Essa frase foi muito interessante.

A princesa queria o tempo todo se livrar do Muro que a Ange, ou princesa original, queria. Não o muro literal que divide a Inglaterra, ou o nome que o país usa aqui, do outro país, e sim o muro que divide o povo, divide pobres de ricos, burgueses de trabalhadores, dor de alegria. Outro tópico serio que foi bem tratado aqui, e mostrou que o que queriam fazer não ajudaria, pois só geraria mais dor e sofrimento, uma guerra civil, mais gente morrendo e revoluções para corrigir.

Vimos que o líder revolucionário concordou com ela, mas a Zelda que não, e acabou matando ele a sangue frio, pois ele não se provou útil. O anime, apesar de proteger muito as protagonistas, leva a serio as situações de morte e afins, quando for o caso, matou a sangue frio. A Ange ia fazer o mesmo com um dos revolucionários, que deu as informações para ela, se não fosse impedida pela Dorothy.

Quanto a Ange, a Princesa mentiu quando falou que era pra ela ficar para trás, tudo parte do plano. No fim o paraquedas tinha um recado, e era tudo planejado. Princesa sabia que a Ange fugiria dali em algum momento e se reuniria as outras garotas.

Comentando em geral sobre a ação do episódio, foi criativa, como sempre foi. Ver o carro fugindo de um trem e fazendo um "Wall-run" na parede do túnel já valeu. Além disso, tivemos poucas outras cenas de porradaria mesmo, visto que o episódio foi mais focado na história, o que não foi problema.

Pode-se reclamar que existe plot armor no anime, a princesa novamente foi salva em cima da hora pelas garotas, mas isso não atrapalha a meu ver a obra. No fim a revolução foi impedida, a Rainha Vitoria continua viva (e pelo visto por muito tempo).

No fim, as garotas apenas voltaram ao seu dia a dia, tiveram ferias, mas voltaram a fazer serviços de espionagem. O lider dos espiões voltou, tirando o militar do poder, e tudo volta ao "normal". Não foi um final fechado, mas também não pode-se dizer aberto. O arco do anime fechou, porém da pra desenvolver muito mais, visto que ainda está longe da princesa virar a rainha. Porém, como eu sei que o anime tem boas previsões de vendas, creio que isso pode ser positivo, uma possível segunda temporada seria bom demais.

A ordem final acabou com 13-1-2-9-7-18-16-20-11-22-23-24, não foi uma obra linear, porém essa não linearidade não afetou tanto, visto que foi bem episódico no geral, apesar do desenvolvimento do grupo ter vindo depois de outras coisas por exemplo. Enfim, um caso de um anime de ação episódico que fez isso muito bem. 

Um episódio que merece nota máxima, pois teve tudo de melhor, e Princess Principal vai ser um anime que deixará saudades.

Nota: 5/5 (Review sai dentro de uns dias)


-----------------------------------------------------------------------------------------

Comentários de outros episódios: Link
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário