segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Review - Fate/Grand Order: First Order



O maior problema que um filme pode ter é sua duração ser incompatível com a quantidade de informação. Fate/Grand Order: First Order é um filme que não deveria ser um filme, mas por que? Simples, a história não coube nesse formato.

As ideias da história não são ruins, mas demandam tempo de explicação, por isso foi uma péssima decisão colocar a história em um filme. Talvez a história tivesse sido muito melhor em formato de anime, onde seria mais bem explorado devido ao tempo de desenvolvimento.

Os personagens da obra foram muito mal explorados, chega a ser decepcionante. Todos os diálogos parecem forçados, e as motivações ficam ocultas. Isso tudo fica pior quando nos damos conta de que a história não se dá ao mérito de explicar nada do que está acontecendo na história.

Os primeiros minutos do filme tentam jogar toda a informação necessária para entender a história, o que da a entender que queriam apressar tudo para que coubesse no formato. Porém, mais tarde no filme percebi que todas as informações do início não conseguiram explicar nada, basicamente informações inúteis.

O vilão principal não tem suas motivações reveladas, e sua identidade era extremamente óbvia. Fica claro que o diretor não sabia como desenvolver um vilão, ou talvez seja um problema do escritor da história. A questão é que o problema não é exclusivo do vilão, pois até mesmo os heróis não tiveram desenvolvimento, eles simplesmente foram jogados na história, sem motivações além de uma missão de salvar o mundo.


A lógica não existe nessa história, pois nada é explicado. Como eles conseguem voltar para o passado? Não é explicado, simplesmente dão o nome do método e pronto. Como Saber se corrompeu? Como o Dr. Roman consegue se comunicar com o passado? Sabemos quem exterminou a humanidade, mas como? Foi um dispositivo para controlar a Saber? Foi utilizando o Graal? Não sabemos, pois não explicaram.

Outro problema do filme é sua conveniência, pois absolutamente tudo é feito para a narrativa andar, sem que precise de detalhes. Por exemplo, um servo decide ajudar os protagonistas, mas por que? Ele simplesmente apareceu e ajudou eles, como se estivesse programado para fazer isso. Até mesmo as habilidades dos personagens são convenientes de mais, um Caster que consegue invocar um monstro feito de madeira com uma jaula em sua barriga, para aprisionar e matar uma vilã.

Porém, se Fate/Grand Order não tem uma história e personagens bons, pelo menos tem uma trilha sonora excelente, que consegue levar o filme nas costas, até o final. Falo por mim mesmo, pois não conseguiria terminar esse filme se não fosse a trilha sonora. Outra coisa que deixa o filme menos ruim é a animação, que apesar de não ser espetacular consegue ser competente.

Em suma, Fate/Grand Order: First Order é um filme que provavelmente se sairia melhor com mais tempo de desenvolvimento, pois nesse formato não conseguiu entregar uma experiência intensa e emocionante. Não há lógica na história, também não há desenvolvimento de personagens, mas ainda sim, a trilha sonora e animação conseguem impedir a obra de ser um lixo.

Prós:

• Trilha sonora épica
• Animação acima da média
• Ideias inovadoras

Contras:

• História sem nexo
• Ausência de explicações lógicas sobre os acontecimentos
• Personagens sem desenvolvimento
• Narrativa horrível

Avaliação:

Enredo: 3/10

Trilha Sonora: 8/10

Animação: 7/10

Personagens: 4/10

Entretenimento: 5/10

Nota Final: 5.4 (Abaixo da média)
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário