sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Baccano!! - Uma história Nada Linear



Calma, antes que vocês estranhem o fato de eu estar fazendo um review de um anime de 2007, deixa eu explicar. Eu vi esse anime apenas agora, e fiquei com vontade de fazer o review, simples, a grande maioria que esta no mundo dos animes já viu esse, mas azar, quero comentar mesmo assim. (quem estiver com preguiça de ler, no final eu resumo)

Baccano!! é um anime de 13 episódios (mais três OVAs que dão continuação a historia) de 2007 baseado na obra homônima de Narita Ryohgo (Durarara!!), foi dirigido por Takahiro Omori (Durarara!! (sim, a dobradinha Ryohgo x Omori é forte, Natsume Yuujinchou)) no estúdio Brain's Base (já citei Durarara!! aqui né? alem disso, Tonari no Kaibutsu-kun). Uma breve sinopse seria que a historia se passa durante o inicio da década de 30, mais precisamente os anos de 30 a 32, nos Estados Unidos. e segue vários eventos que inicialmente parecem não estar relacionados, tanto em tempo e lugar, mas fazem parte do conjunto total. Uma historia que envolve alquimia, imortalidade, sobrevivência, mafiosos e muitos personagens que se interligam graças ao casal Isacc e Miria.

Quem conhece as obras de Narita Ryohgo sabe que ele adora colocar um numero incontável de personagens e fazer eles se ligarem por eventos, em Baccano isso não é diferente. A questão é que nesse anime a mão do diretor transformou-o em algo que chega a ser difícil de compreender no começo, mas porque isso? Simples, as LNs originais seguem uma logica linear, o anime adapta as três primeiras novels (1930, 1931 pt 1 e 1931 pt 2) e na quarta (1932) faz uma adaptação livre, sem seguir direito o que esta escrito lá. A questão é que o diretor teve a ideia de inovar e misturar isso tudo, fazendo os episódios terem pulos temporais, sendo que o mesmo episódio adapta partes das quatro novels, indo e voltando no tempo. Sim, isso é muito confuso no começo, porém depois fica mais fácil de entender. A inovação do diretor aqui é de se admirar, em 2007 não se tinha muito disso (até hoje não, Durarara!!, do mesmo diretor, faz isso mas bem de leve)

O nome Baccano também cai muito bem a história (Baccano em italiano significa "barulho) visto que o barulho gerado pelos improváveis eventos é muito grande. A historia tem como núcleo os eventos de 1932 (novels 2 e 3) no trem transcontinental Flying Pussyfoot, que como o nome diz, faz o caminho de Chicago a Nova York. Esse trem é roubado por duas gangues de mafiosos diferentes sem ligação com a outra, e isso somado a vários outros eventos, principalmente o mito conhecido como Rail Tracer, gerá muita confusão no trem. O anime tem a imortalidade como tema sobrenatural, alem do Rail Tracer, que é um mito que supostamente possui poderes.

A historia em si eu considero excelente, os eventos, que parecem confusos, são todos bem interligados e acontecem com razão, os personagens ajudam muito nisso, todos os eventos acontecem por razões dos personagens, por mais idiota que sejam elas tem motivos. E esses personagens vão sendo apresentados de maneira aleatória com idas e voltas no tempo, mostrando o background para eles. A história envolve pessoas imortais, mafiosos, ladrões, enfim, uma variedade de temas. A parte mafiosa não é bem o foco, mas seria a de maior importância. A ação é o ponto principal do anime, com momentos de humor. O anime também é bastante sanguinário, há momentos com cenas que tem bastante gore, morte é bem comum também, algo que pelas imagens não parece que aconteceria.

Enquanto os eventos vão acontecendo no trem, o anime vai indo e voltando no tempo, para 31 e 33, mostrando cenas que as vezes não tem logica alguma mas conforme o anime vai prosseguindo começam a fazer sentido. Isso é um ponto que divide águas na historia. Por um lado é muito criativo essa ideia de misturar tudo e deixar tudo confuso, da um ar mais interessante a historia visto que quem vê fica na expectativa pela explicação para tal cena, que muitas vezes demora episódios para aparecer, porém, pode afastar aquele que é mais casual e quer ver um anime sem se preocupar em forçar a cabeça para entender a historia, porque é isso que tem que ser feito aqui. Então, quem for ver, tenha em mente que você precisará prestar bastante atenção a todas as cenas e detalhes, visto que muitas delas não terão sentido algum e serão explicadas com o tempo. E também tem o numero gigante de personagens, lembrar de todos eles pode ser algo difícil, eu mesmo me perdia muitas vezes para reconhecer algum. Recomendo maratonar esse anime, como são 16 episódios ao todo, em uma ou duas tardes dá para terminar, e fica mais fácil de entender ele.

Não posso deixar de falar dos personagens, que são muitos mesmo, todos bastante excêntricos, isso que é legal, a diversidade de pessoas e personalidades no anime, não são aqueles clichês de animes, temos malucos, assassinos, ladrões, medrosos, tudo que tem direito, e todos com importância aos eventos da historia. Mas os mais importantes são os que ligam todos eles, o casal Isacc e Miria, que merecem ser citados separadamente. São o casal de ladrões mais idiota que existe, é também o melhor de todos. Eles não tem um tempo de tela tão grande quanto outros protagonistas do anime, mas deveriam ter. São muito carismáticos e divertidos, e sempre estão fazendo besteira que gera problemas e mais problemas. Como eu me diverti nas cenas em que eles aparecem. Os dois também tem os melhores disfarces para os piores momentos, tipo um padre e uma freira em um bar de mafia.

Sobre a animação, pouco a se citar, fica difícil comparar algo de 2007 com agora, mas eu acho uma animação boa para a época, e melhor até que algumas animações de hoje em dia, é bem tranquilo de assistir. E a direção eu ja citei antes, é uma coisa maluca que parece sem sentido mas no final tudo se interliga, diretor manda muito bem aqui.

Resumo final: Para quem quer um anime com bastante ação, bastante gore e um pouco de humor, e esteja apto a entender as idas e voltas no tempo e vários personagens que se interligam e cada um com sua historia, fica a recomendação.

Nota: 8,75/10

Extras:




Sessão especial Gifs do melhor casal dos animes.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário