domingo, 13 de agosto de 2017

Review - Koe no Katachi



Versão em Vídeo:



Koe no Katachi é um filme de 2016 que adapta o manga de mesmo nome, escrito e desenhado por Yoshitoki Ooima. O filme foi produzido no estúdio Kyoto Animation (Clannad, Hyouka) e dirigido por Naoko Yamada (K-On!!, Tamako Market). Sinopse da obra: "Shouya Ishida, um menino sempre procurando maneiras de vencer o tédio, acaba procurando por isso no lugar errado. Shouko Nishimiya é a nova colega de classe de Ishida, tendo ela problemas de audição, ele a considera como o alvo de seu ostracismo e bullying. Dia após dia, Shouya fica em cima de Shouko, inconsciente dos efeitos de suas ações imprudentes. Ele finalmente entende a dor que ele infligiu a ela quando um dia, sua intimidação culmina em sua saída da escola, e seus colegas começam a fugir e fazer bullying com ele. Determinado a corrigir seus erros, cinco anos depois, Shouya, agora um aluno do terceiro ano do ensino médio, encontra Shouko novamente. Assim começa a história do caminho de um jovem para a redenção."

Koe no Katachi era um filme que eu tinha extrema vontade de assistir desde que foi anunciado, tanto pela sinopse da obra, quanto por quem a estava produzindo. Felizmente eu tive essa oportunidade, e acima de tudo que eu vá dizer daqui em diante, a espera foi sim recompensada, de uma maneira excelente.

A história do filme é simplesmente fantástica. A maneira como o bullying é desenvolvido, como as relações entre os personagens são feitas, e como a história progride, o romance, as amizades, os acontecimentos, é tudo tão natural e plausível, ao mesmo tempo que é fantástico e diferente, que é recompensador. Foi um misto de emoções ao assistir esse anime, alegria, tristeza, empatia, e mais. É um filme que faz pensar muita coisa, como nos tratamos as outras pessoas, como nós vemos as pessoas ao nosso redor.

É um filme focado em drama, e nisso eles acertam muito bem. Drama tem que ter empatia pelos personagens, tem que sentir a dor deles, entender os problemas dele, alem de conseguir conduzir a história bem, mostrar o desenvolvimento, as relações. E tudo isso é feito muito bem no anime.

Não irei mentir quanto ao fato de alguns momentos a obra ter se perdido, isso principalmente pelo fato que adaptaram muito material original em pouco tempo de filme, então era de se esperar que algumas coisas ficassem apressadas demais, mas na minha opinião, nada que afete o decorrer do filme e a qualidade dele. O final do filme, sem entrar em spoilers, não foi totalmente satisfatório, digo isso pois em alguns pontos da trama faltou uma conclusão melhor, porém a parte principal dela teve sim uma grande conclusão, o que faz com que o resto sejam problemas menores.

A ideia do protagonista realmente sofrer com o que ele causou é interessante, primeiro que nos mostra como ele no fim acaba com o mesmo destino da protagonista, que é sofrer bullying, e a história vai nos mostrando como ele vai superando os traumas enquanto se relaciona com ela, enquanto volta a ganhar a confiança dela e dos outros ao redor, enquanto ele mesmo cria confiança com as pessoas. Fazer com que as pessoas em que ele não confie tenham um X na cara foi interessante, principalmente por mostrar os momentos em que isso cai, em especial uma cena em específica.

Como disse meu amigo Tancruz: "Sobre a obra em geral, realmente se deve elogiar quando um autor usa o esquema atual de arte, algo saturado-- no caso dia-a-dia do colégio-- para passar algo maior...... aí realmente o valor da obra fica melhor. Assim, a obra pode ser admirada tanto por um otaku, acostumado com essa saturação, quanto por uma pessoa qualquer com interesse artístico de ver um bom filme, nesse ponto realmente a obra merece reconhecimento."

Os climax do filme são fantásticos, o principal deles faz quem assiste ficar tenso, esperando o que vai acontecer, torcendo para que tal coisa aconteça, e isso é o melhor que um climax pode fazer. É um filme que acima de tudo, prende quem assiste para saber o que vai acontecer, mesmo sendo um slice of life, não é nada lento ou entediante, pelo contrário, tem um ótimo ritmo e condução, o que faz com que quem assista não fique entediado em nenhum momento.

Quanto aos personagens, temos um vasto elenco, muito diferenciado e acima de tudo muito interessante. São bons personagens, alguns causando amor, outros ódio, mas todos com sua importância durante o anime, principalmente para o casal de protagonistas. Mas, pelo fato de ter sido muito conteúdo para pouco tempo, alguns personagens foram mal desenvolvidos, já que o foco na história acabou sendo no casal de protagonistas, mas, os que foram pouco desenvolvidos, foram os de menor importância na história, o que não afeta tanto. 

Os protagonistas são excelentes personagens, ambos querem se redimir pelo que causaram no passado, ambos sofrem com o que aconteceu, e isso afeta a personalidade e a vida deles, como eles agem. O desenvolvimento deles é sem falha alguma. A protagonista é amável, a dor que ela sente passa para quem assiste.

Quanto aos aspectos técnicos, absolutamente nada a reclamar. Direção é fantástica, soube bem quando impactar e como, conduziu muito bem o anime, não correndo demais quando não devia, conduzindo no ritmo certo e com ótima direção. A arte e animação são lindas, estonteantes eu diria, nada menos a se esperar de um filme da KyoAni. Trilha-sonora também muito boa, combinando muito bem com o anime.

Resumindo, um dos melhores filmes recentes de anime, um slice of life com muito drama, uma pitada de romance, focando muito em amizades e relacionamentos, e principalmente o bullying e coisas do tipo. Fica altamente recomendado.

Notas:
História: 9/10
Personagens: 8,75/10
Direção: 9,5/10
Animação: 10/10
Trilha-Sonora: 9/10
Divertimento: 9.5/10
Nota Final: 9,25/10
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário