segunda-feira, 10 de julho de 2017

Review - Little Witch Academia


Versão em vídeo:



Little Witch Academia é um anime original criado e dirigida por You Yoshinari por que foi ao ar entre janeiro e junho de 2017, possuindo 25 episódios de 24 minutos cada. Baseado nos dois filmes de mesmo nome - o primeiro tendo sido parte de um projeto de novos animadores, e o segundo financiado pelo kickstarter -  a obra foi produzida, como seus anteriores, no estúdio Trigger (Kill la Kill, Kiznaiver).

Sinopse da Obra: Little Witch Academia se passa na Luna Nova Magical Academy, uma escola de prestígio para jovens treinando para se tornarem bruxas. Tendo sido inspirado por uma bruxa chamada Shiny Chariot, a quem ela quer ser igual, uma garota chamada Atsuko ("Akko") Kagari se inscreve na Luna Nova Magical Academy para se tornar uma bruxa, mas tem problemas devido a não ter ascendência magica. Isso tudo muda quando ela descobre o Shiny Rod, uma poderosa relíquia mágica deixada por Chariot.

Little Witch Academia (irei referenciar como LWA durante o review por economia de texto) é um sopro de ar novo em meio a tantos animes iguais que saem atualmente. Não é simplesmente um anime de escola, é um anime que lembra muito desenhos que víamos na infância, que nos passavam lições, que eram divertidos e descontraídos, que conseguiam passar emoção sem apelar. LWA é tudo isso e muito mais, é uma obra de arte, é inovação, diversão, entretenimento.

A história, no começo é muito simples, temos o dia-a-dia da Akko na sua escola, enquanto tenta aprender algo de magia (e quase sempre falha comicamente), faz novas amigas, conhece novas pessoas, aprende lições de vida, e por ai vai. Porém, durante todo o anime um plot se faz de fundo, algo esta acontecendo e se desenvolvendo, aos poucos, e o que uma hora parece episódico, se torna um plot linear fantástico, sem furos graças a seu desenvolvimento gradual, e que conclui perfeitamente. O plot em si tem muito a ver com a Shiny Chariot, quem a Akko idolatra e pretende ser igual. Mas, o meu ponto é, o que parecia simples e leve, fica denso, porém nunca complicado ou maçante, denso, mas perfeitamente conduzido ao ponto que continua sempre divertido.

O fato de ser episódico em quase sua metade de duração é algo que começa a ficar um pouco cansativo, principalmente ao meio do anime, porém eles renovam isso com a introdução real do plot linear que conduz a história até o final. A conclusão do anime é digna de receber o titulo de perfeita, porque foram 25 episódios conduzidos e desenvolvidos para tal, sem erros, furos e nada que possa se reclamar.

A história é bem conduzida, o anime é divertido, e a grande maioria dos episódios, principalmente na parte inicial, passa algum tipo de lição de moral, porém não de uma maneira chata, a lição não é somente para quem assiste, e sim para a protagonista, que vai aprendendo com os erros e acertos da vida, que vai desenvolvendo sua personalidade com o tempo.

O anime, que tem foco praticamente só em garotas, já que o foco é uma escola para bruxas (creio que não existam bruxos nesse universo), não apela em nenhum momento para o moe, para fofuras, para garotas fofas. Ela são o foco, mas dignamente, sem precisar apelar para nada que a maioria dos animes com foco em garotas faz. Não que isso seja negativo, alguns animes fazem isso bem, mas LWA mostra que não precisa disso para uma grande história.

O universo de LWA é bem simples no geral, digo, a magia sempre existiu, mas foi perdendo sua força conforme o tempo foi passando, e nos tempos atuais, apenas poucas garotas ainda estudam para se transformar em bruxas. Isso é um ponto muito importante na história, e é algo bem crível no geral, porque as coisas que a magia fazia foram sendo substituídas por maquinas e coisas que os humanos normais criaram, perdendo a dependência as bruxas.

Os personagens do anime são um ponto extremamente positivo. Primeiro a protagonista, que é alguém que no começo é simplesmente irritante, digo no sentido que ela faz coisas sem pensar, age de maneira estupida, enfim, ela causa uma certa raiva. Mas o desenvolvimento dela é tão bom que no fim do anime ela virou uma das minhas personagens favoritas

As outras personagens são, em grande maioria, divertidas, interessantes e com personalidades distintas e criativas. Eu só penso que no fim boa parte delas ficou mal ou pouco desenvolvidas, digo, as protagonistas tiveram no minimo um episódio somente para desenvolver elas, mas em alguns episódios elas não apareciam, quando focavam mais na Akko e na sua rival, que por sinal é outra personagem que se desenvolve muito bem no anime, e a minha favorita. Porém, não creio que isso seja um ponto tão negativo, visto que a história aqui não é sobre a academia - apesar do nome do anime - e sim sobre a Akko e como ela passa por essa vida de magia.

Quanto a aspectos técnicos, uma das melhores direções que eu vi recentemente. Não é qualquer diretor que consegue passar perfeitamente as emoções que precisa durante o anime, seja alegria, tristeza, empolgação, enfim, o diretor consegue fazer isso tudo acontecer, sem falha. A trilha sonora é fantástica, é divertida quando precisa, é diferente dos padrões, passa tensão no momento certo. E a animação, apesar de não ser consistente ao máximo, é muito bonita, tem cenas fantásticas, e o design dos personagens é bem diferente.

Resumindo, Little Witch Academia lembra muito um cartoon ocidental mais antigo, porém com coisas que apenas um anime consegue fazer. É divertido, empolgante, emocionante, te faz rir, chorar, acreditar nos personagens, enfim, assistir com muita empolgação. Te faz realmente crer que "um coração que acredita é sua verdadeira magia".


Notas:
História: 8,5/10
Direção: 9,25/10
Animação: 8,5/10
Trilha-Sonora: 9/10
Personagens: 8,75/10
Divertimento: 9,25/10
Nota Final: 8,875/10
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário