domingo, 11 de junho de 2017

Review - Btooom!


Versão em vídeo:



Btooom! é um anime de 2012 baseado no manga de ação de mesmo nome escrito por Junya Inoue. Produzido no estúdio Madhouse (Death Note, No Game No Life) e dirigido por Kotono Watanabe, possuindo 12 episódios de 24 minutos. O anime mostra a história de Sakamato Ryouta, um dos melhores jogadores do popular jogo online Btooom, um First-Person Shooter aonde só é permitido o uso de bombas, conhecidas com BIMs, para derrotar seus inimigos. Porém, em um certo dia, ele e varias outras pessoas são transportadas para uma ilha tropical deserta, e são equipados com BIMs e o radar do jogo, e com isso, os participantes tem que matar outras sete pessoas, e obter os chips que pessoa possui, para poderem sair da ilha. E assim começa o jogo de sobrevivência.

Eu gosto bastante de obras que lidam com sobrevivência nesse estilo, um jogo de sobrevivência aonde ou você mata ou morre, então meu interesse por Btooom foi natural. E por mais que ele seja simples, ele é interessante. Primeiro que o protagonista não é um adolescente, o que é bem raro, mas sim é um NEET de 22 anos viciado em jogos, e na ilha tem que usar os conhecimentos dele para isso. Assim, essa coisa de transportar conhecimento de jogo para a vida real não costuma ser verdade, mas nesse caso é valido, afinal, o jogo é exatamente nos mesmos moldes do jogo online, então o vicio dele no jogo se prova real.

Quanto a história do anime em si, não é nada muito complicado ou que tenha que citar muito, é um jogo de sobrevivência, o que mais precisa-se saber? Bom, nesse jogo ele faz parcerias para sobreviver mais, mas cada pessoa precisa de 7 chips a mais além do próprio para sair da ilha. Enfim, nós vemos o protagonista tentando sobreviver a esse jogo sanguinário. Mas, infelizmente, o anime não conclui nada bem, isso porque o final é muito aberto, visto que cobriu só aonde o manga tinha saído até então, então termina no final de um arco, mas não no final do jogo em sim, o que decepciona um pouco. E não, não há quase chance alguma de haver uma continuação em anime, infelizmente.

Mas o mais importante aqui é o divertimento assistindo a tal anime, que é bem grande, ao menos para quem, como eu, gosta muito de animes de sobrevivência. O anime conduz bem as batalhas e as mortes são varias, alem de que todo o clima de sobrevivência agrada bastante, então, por mais que o final não agrade, o anime gera uma tensão divertida durante ele todo, o que é muito bom.

Eu falei bem do protagonista antes, mas agora vou falar mal dele também, porque praticamente ele é o único que fica com medo de matar os outros, com aquela ideia de que é errado e tudo mais, bom, errado é, mas é matar ou morrer, e ele prefere fugir e quase morrer a isso. Isso é um leve spoiler, mas serve bem para eu falar dele, já que ele tem esse problema para mim. Mas em geral é um protagonista inteligente, e sobrevive mais por inteligencia do que protagonismo mesmo.

Sobre o resto do elenco, uma garota é a outra protagonista, e ela é uma personagem interessante, principalmente pelo que ela sofreu no passado, mas novamente sofre de altruísmo demais. Além dela, são apresentados vários sobreviventes, mas não creio que todos, e alguns são interessantes, mas quase nenhum tem um grande desenvolvimento para ser citado.

Falando em aspectos técnicos, a animação é de nível alto, estamos falando de Madhouse, a animação deles dificilmente decepciona. Quanto a direção, é uma direção boa, não impressiona, mas não deixa a desejar, e isso considerando que é a unica obra até hoje que essa diretora trabalhou, isso é bom. Trilha sonora é boa, mas não é muito marcante.

Resumindo tudo, Btooom é um excelente anime de sobrevivência, com história consistente, com um final ruim por ser aberto demais, mas com um excelente divertimento.

Notas:
Roteiro: 7,75/10
Direção: 7/10
Animação: 8,5/10
Trilha-Sonora: 7/10
Personagens: 7,5/10
Divertimento: 8,5/10
Nota Final: 7,5/10
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário