terça-feira, 4 de outubro de 2016

Top 10 Animes da Temporada de Verão (Julho) de 2016



Fala pessoal, estou aqui trazendo meu top 10 animes da temporada de verão de 2016. Lembrando sempre que é minha opinião pessoal, você não precisa e nem deve concordar comigo.

Para esse post foram considerados animes que terminaram nessa temporada, ou seja, animes de outras temporadas que terminaram nessa também entram (Exceto aqueles infinitos). E curtas não foram considerados.

10 - Amaama to Inazuma

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 12
Duração: 24 minutos
Gêneros: Comédia, Slice of Life
Estúdio: TMS Entertainment (Itazura na Kiss, Kamisama Hajimemashita)
Diretor: Tarou Iwasaki (Mikagura Gakuen Kumikyouku)
PVs: PV1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: Kouhei Inuzuka é um professor que que cuida sozinho de sua pequena filha desde a morte de sua esposa. Ele não é bom na cozinha, então ele e sua filha Tsumugi comem refeições da loja de conveniência. Uma série de acontecimentos levam eles uma noite para um restaurante administrado pela mãe de um de seus alunos, Kotori. Sua mãe não está lá, mas Kotori faz o seu melhor para alimentá-los. Acontece que Kotori fica muitas vezes sozinho já que seus pais são divorciados e sua mãe  com frequência não esta presente. Os três começam a se reunir e cozinhar alimentos saborosos juntos.

Comentários: O titulo desse anime define muito bem o feeling dele, Doçura e Leveza. Um slice of life calmo e leve, aonde vemos a relação de um professor viúvo com sua filha, enquanto aprende a cozinhar para ela com a ajuda de uma de suas alunas.

A história é bem simples, cada episódio tem um prato diferente, e boa parte do anime se passa na cozinha. Mas não é simplesmente isso, temos também o desenvolvimento do professor e da sua filha, que vivem sozinhos depois que a mulher dele falece. Isso junto de uma das alunas do professor, e alguns outros personagens. A história é bem simples mas é boa de ver, é leve e doce, te deixa feliz só de assistir o episódio. Porém, existem momentos, principalmente quanto falam da mulher do professor, que é de cortar o coração.

O ponto alto do anime é a filha do professor, a menina de 5 anos chamada Inuzuka Tsumugi. A maneira dela falar e agir é como um criança real, não existe uma interpretação de adultos. A dubladora dela inclusive tem apenas 11 anos. Fofa é a palavra que descreve a Tsumugi.

A animação não é a mais perfeita do mundo, mas é bem aceitável no geral. A trilha sonora é bem divertida e leve, combina bem o clima do anime.

Resumindo, é um ótimo slice of life sobre comidas e relação entre pai e filho, fica a recomendação.

Nota: 8/10

9 - Nejimaki Serei Senki: Tenkyou no Alderamin

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Light Novel
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Ação, Aventura, Fantasia
Estúdio: Madhouse (Death Note, No Game No Life)
Diretor: Tetsuo Ichimura (Ane Log: Moyako Neesan no Tomaranai Monologue)
PVs: PV1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: No Império Katjvarna, devido a certas circunstâncias, havia um certo jovem involuntariamente se preparando para fazer o exame de Alto Grau Oficial Militar. Seu nome, Ikta. Contra a guerra, preguiçoso, admirador de mulheres. Ninguém previu que Ikta iria, mais tarde, tornar-se um soldado que o mundo se refere como um grande comandante ... Ele que sobreviveu a um mundo envolvido em guerra com seu gênio superior, Ikta.

Comentários: Eu não tinha a menor expectativa para esse anime antes de sair, por mais que tinha uma boa staff, a sinopse não me interessava, parecia apenas mais um anime clichê. Mas eu felizmente estava enganado. A história era de quase nada clichê, o anime não passa nem perto de um harém de magia clichê, e sim é um anime militar com muita estrategia e ótimos personagens.

A história se passa durante uma guerra entre reinos e o protagonista e seus amigos fazem parte do exercito de um dos reinos, e ele é um estrategista nato de guerra. Isso pode parecer simples, mas o protagonista não é daqueles invencíveis, e o roteiro sempre apresenta lados bom e ruins de tudo que ele faz, mostrando as consequências das ações dele.

O anime é muito consistente, todos os episódios são bons, alguns mais simples, outros frenéticos, mas todos deixam um certo gostinho de quero mais. O problema é a história que alem de confusa é mal explicada, do nada eles estão no meio de uma guerra, e nada de background é dado sobre tanto o mundo quanto a história em si. E o final em aberto também atrapalha bastante.

A animação é excelente, e a direção também se sai bem, apesar de faltar impacto em alguns momentos.

Nota: 8/10

8 -  Kono Bijutsubu ni wa Mondai ga Aru!

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 12
Duração: 24 minutos
Gêneros: Comédia, Romance, Escola
Estúdio: Fell (Oregairu Zoku, Kiss x Sis)
Diretor: Kei Oikawa (Oregairu Zoku)
PVs: CM1PV1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: A história centra-se em um clube de arte de uma determinada escola, e seus membros: Subaru Uchimaki, que é um gênio em desenhar rostos, mas só quer desenhar a esposa 2D perfeita; Colette, uma encrenqueira rica que nunca deixa de fazer o mal; e o presidente do clube, que dorme nas sessões. Mizuki Usami é a única pessoa no clube que quer fazer atividades do clube, e constantemente se esforça para fazê-las.

Comentários: Consistentemente divertido, KonoBi merece uma posição nesse Top. A história por mais simples que seja, contam causos que acontecem com os personagens do clube de arte, consegue prender pela maneira como é contada. São bons personagens, ver a protagonista sofrendo para chamar a atenção do protagonista, que só quer saber de desenhar waifus 2D, é hilario.

Fora os outros personagens, o meu preferido, o Presidente, que é absurdamente hilario por sua personalidade, a professora e a Collete, que completam o elenco de protagonistas, fazem um ótimo grupo de personagens com personalidades diferenciadas.

O humor é muito bem conduzido, as piadas tem timings corretos e a animação com seus exageros e deformações ajuda a aumentar ainda mais a comédia do momento. A direção foi muito boa nesse anime, com uma boa direção que conduz muito bem o humor.

O romance é pouco, mas é presente. Basicamente ele existe pela protagonista e sua tentativa de fazer o protagonista se apaixonar por ela, já que ele só quer saber de desenhar as waifus perfeitas. Ela só faltava jogar na cara dele que gosta dele e ele nada. Hilario toda essa situação. Mas não se enganem, como boa parte dos animes de comédia romântica, o romance não avança, ao menos não no que o anime cobriu.

A história tem um final semi-aberto eu diria, como eram situações episódicas, não temos uma história principal em aberto, mas fica aquela sensação de que faltam mais coisas, principalmente da relação dos protagonistas.

Para quem quiser uma comédia romântica consistente e divertida, mas infelizmente sem muita progressão no romance, fica a recomendação.

Nota: 8,25/10

7 - New Game!

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga 4-koma
N° De Episódios: 12
Duração: 24 minutos
Gêneros: Comédia, Seinen, Slice of Life
Estúdio: Doga Kobo (Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Plastic Memories)
Diretor: Yoshiyuki Fujiwara (Plastic Memories)
PVs: PV1PV2CM1CM2
My Anime List: Link

Sinopse: A personagem principal Suzukaze Aoba se forma no ensino médio e se junta a uma empresa de jogos. A pessoa que fez o jogo que Aoba amava enquanto estudante acaba sendo veterano de Aoba na empresa. A história segue as meninas que trabalham e aspiram na empresa Eaglejump.

Comentários: Podem estar estranhando o fato de eu ter colocado esse anime aqui, um anime com o elenco totalmente feminino e cheio de moe. Pois é, isso pode parecer estranho, mas esse foi sim um dos melhores animes da temporada ao meu ver.

Primeiro porque envolve jogos, e isso já me agrada bastante, e isso junto com slice of life e comédia bem conduzidos fizeram desse um bom anime. A história é divertida, vemos a protagonista entrando na produtora de jogos EagleJump como designer de personagens, e nos episódios vemos a evolução dela como designer enquanto o jogo está na fase final de produção.

Os episódios costumam ter histórias únicas mas sempre relacionadas com a produção do jogo, seja por algum problema que acontece, um atraso, ou algo do tipo. Ao mesmo tempo todo o elenco é apresentado, que é totalmente feminino, mas são ótimas personagens, todas divertidas e únicas. A história tem um final que dá para considerar fechado, termina com o jogo sendo lançado, o que é bem satisfatório, não seria necessário uma continuação, apesar de não ter coberto todo o manga.

Mas claro, o moe é totalmente presente, não é necessariamente o foco do anime, mas desde a animação - que é belíssima - até os personagens, tudo envolve moe. Eu não me importo com isso, desde que não atrapalhe a história, e isso não acontece aqui.

A direção foi muito boa no anime, conseguiu acertar bem na comédia e conduzir bem a história, que pode parecer lenta se comparar com a adaptação do manga, foram só 2 volumes, mas o anime tem um ritmo bom.

Enfim, uma boa obra que envolve comédia, slice of life, jogos e garotas fofas fazendo fofuras, fica a recomendação.

Nota: 8,25/10

6 - Orange



Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Escola, Sci-Fi, Shoujo
Estúdio: TMS Entertainment (D.Gray-man), Telecom Animation Film (Futakoi)
Diretor: Hiroshi Hamasaki (Steins;Gate)
PVs: PV1PV2PV3
My Anime List: Link

Sinopse: Todo mundo tem arrependimentos na vida. Então, quem não iria ter a chance de mudar o passado se for dada a oportunidade? Quando o garoto de 16 anos de idade Takamiya Naho recebe uma misteriosa carta, dizendo ser de si mesmo com vinte e sete anos de idade, sua vida é subitamente mudada. A carta diz a ela que um novo aluno de transferência com o nome de Naruse Kakeru vai se juntar a sua classe, e para manter-se de olho nele. Mas por que? Naho deve decidir o que fazer com a carta e seu aviso secreto, e o que significa não só para o seu futuro, mas para Kakeru também.

Comentários: O grande anime dramático da temporada. Muito se falava bem do manga, que ganhou vários prêmios e erá dito como uma grande história. O anime correspondeu bem, é um drama que te prende bastante na história, mas com um final que não é totalmente satisfatório, mas ainda assim é bonito e tem um drama muito convincente.

A história, que cobre todo o manga, o que é muito positivo, mostra a relação da protagonista feminina, Naho, com o novo aluno transferido, Kakeru, enquanto lida com as cartas que recebeu de si mesmo do futuro. As cartas pedem para que ela salve Kakeru da morte, então Naho tem que lidar com isso.

A história é bonita e dramática,  e o mais importante, o drama consegue te convencer e prender, fazendo você se importar com o grupo de protagonistas, que agem de uma maneira tão leve e realística. Eu passei o anime todo torcendo pelos protagonistas e esperando cada episódio para o que aconteceria no próximo. Porém, o final não é totalmente satisfatório, acontecem algumas coisas que quebram a expectativa gerada por todo o anime.

Mas o pior do anime é a sua animação, que é bem ruim, são tantos frames tortos e falhos na hora de demonstrar a emoção dos personagens que quebram muitas cenas que poderiam ser ainda mais emocionantes. A direção é fenomenal, usando de varias metáforas, ângulos, iluminação e outras coisas para transmitir toda a atmosfera e sentimentos. Porém, se a animação fosse de um grande estúdio, a obra seria ainda melhor.

Mas de qualquer forma recomendo como um grande shoujo dramático e com romance. Um filme continuação foi anunciado, é uma história original, então o anime tem final fechado, o filme só vai mostrar o após manga.

Nota: 8,5/10

5 - ReLife

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Web Manga
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Romance, Escola, Slice of Life
Estúdio: TMS Entertainment (Itazura na Kiss, Kamisama Hajimemashita)
Diretor: Satoru Kosaka
PVs: PV1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: A história segue Kaizaki Arata, um homem desempregado de 27 anos de idade, que falha em cada entrevista de emprego que ele tinha após abandonar sua última empresa. Sua vida muda depois que ele conheceu Yoake Ryou do Instituto de Pesquisa ReLIFE, que lhe oferece uma droga que pode mudar sua aparência para 17 anos de idade e tornar-se a cobaia em um experimento de um ano. Assim, ele começa a sua vida como um estudante do ensino médio, mais uma vez.

Comentários: Eu terminei de ver ReLife já fazem uns dois meses, só não fiz review na hora porque sabia que ele entraria no top dessa temporada, então resolvi esperar.

Eu estava hypado com esse anime desde que ele foi anunciado, mas quando a staff saiu eu desanimei, era uma staff ruim, ao menos na analise. Porém, o anime conseguiu se sair muito bem, o diretor apesar de novo, conseguiu conduzir bem a história. Só a animação que ficou um pouco ruim, mas nada demais. E a trilha sonora composta quase toda em jazz pode desagradar alguns, não o meu caso.

A história pode ser divida em duas partes ao meu ver, a primeira parte é com foco em comédia, mostrando o protagonista tendo que voltar a viver os seus 17 anos e tendo que se relacionar com os personagens, passando por algumas situações cômicas. A segunda parte tem um teor mais dramático, quando o protagonista começa a ajudar uma certa personagem a se relacionar com outras pessoas. Eu digo que gostei muito mais da primeira parte, pois a segunda começa e termina sem uma conclusão fechada, o que desagradou um pouco.

A progressão da história é bem rápida, ainda mais se considerar que foram mais de 100 capítulos de 20 paginas cobertos no anime, mas isso não atrapalha em nada. O final do anime aberto que é o maior ponto negativo na minha opinião, porque alem de aberto, eles mudaram algumas coisas se comparando ao manga. E, o anime termina com um grande twist na história, forçando esperar uma continuação que provavelmente não virá, ou indo ler o manga. (quem quiser ler o manga, comece do capitulo 100, vai ver algumas coisas que viu no anime, mas essas coisas são um pouco diferentes.)

Enfim, é um anime divertido e com uma história bastante focada em relacionamentos entre os personagens, tendo o cara de 27 anos no meio disso tudo.

Nota: 8,5/10


4 - Danganronpa 3 - The End of Kibougamine Gakuen

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Original
N° De Episódios: 24 (12 do Mirai-hen, 11 - do Zetsubou-hen e 1 do Kibou-hen)
Duração: 24 minutos
Gêneros: Ação, Terror, Mistério, Psicológico
Estúdio: Lerche (Monster Musume, Ansatsu Kyoushitsu)
Diretor: Seiji Kishi (Angel Beats!, Ansatsu Kyoushitsu)
PVs: PV1PV2PV3
My Anime List: Link

Sinopse: Arco Mirai: Passando imediatamente após os acontecimentos de Danganronpa 2: Goodbye Despair, a história centra-se em Makoto Naegi e seus amigos Kyoko Kirigiri, Yasuhiro Hagakure e Aoi Asahina e serve como uma conclusão para a história da Academia Hope's Peak, a escola de elite que foi palco da "vida escolar assassina" de Monokuma. A história também irá introduzir vários novos personagens.
Arco Zetsubou: Kibougamine Gakuen é uma escola especial, reconhecida pelo governo, que foi criada para reunir e nutrir os melhores estudantes que se destacam em vários campos. Esta escola tem dois campos: o principal, e o curso preparatório. Qualquer pessoa com dinheiro pode entrar no curso preparatório, mesmo que eles não tenham nenhuma habilidade especial. A classe 77 do curso principal está cheia de estudantes que não só têm habilidades únicas, mas personalidades únicas também. Hajime Hinata, um garoto da classe preparatória, que anseia por uma habilidade. O encontro fatídico que ele tem impulsiona o futuro da escola em uma direção inimaginável. Esta é a história do que aconteceu até o "O maior, o mais terrivel e mais trágico evento na historia da humanidade." Esta é uma história de esperança que termina em desespero.

Comentários: Resolvi colocar os arcos de Danganronpa 3 juntos, já que apesar de contarem histórias diferentes, são interligados. (E também não achei justo ocupar duas posições com Danganronpa).

Danganronpa 3 foi uma confusão de inicio, anunciado como um anime de 24 episódios, depois split cour, e depois virou dois animes na mesma temporada só que com histórias diferentes. Fora que ele é o 3, mas nunca existiu um anime do Danganronpa 2. Infelizmente, graças a isso, algumas poucas coisas ficam perdidas no Danganronpa 3, já que se passa depois do 2.

Antes de mais nada, o anime tem que ser assistido depois do Danganronpa 1, mesmo o arco Zetsubou se passando antes, já que ele depende que você saiba das coisas que acontecem no DR 1, e também porque estragaria os twists do anime original.

A maneira de assistir por si só é bem estranha, durante a semana, saia um episódio do Mirai na segunda e do Zestubou na quinta, e é assim que se deve assistir, intercalando os episódios do arco Mirai e Zetsubou. Isso porque um explica coisas que acontecem no outro. Porém o numero não fecha, são 12 episódios do Mirai e 11 do Zetsubou, por isso existe o arco Kibou, que finaliza toda a serie de Danganronpa.

Agora falando anime propriamente dito, é extremamente competente, e na minha opinião, bem melhor que a primeira temporada. Foi boa a primeira temporada, mas essa agradou muito mais nos seus mistérios e teve um ritmo muito melhor. Mirai mostra novamente um jogo sanguinário de sobrevivência, continuando a história do primeiro jogo. E o Zetsubou mostra como aquela certa pessoa criou o evento mais desesperador da humanidade. A história é bem convincente, o mistérios são bem conduzidos, a unica coisa triste é a censura, esperem o BD sair. E depois disso tudo temos o arco Kibou, um único episódio que finaliza toda a história de Danganronpa, ao menos da serie clássica, já que uma nova serie de jogos irá sair.

A staff, a mesma da primeira temporada, saiu-se muito bem também, o diretor é muito bom. E a animação melhorou muito se comparada ao primeiro anime, o que é um ponto muito positivo. A trilha sonora é excelente e contribui bastante ao anime.

Para quem viu o primeiro, veja esse, garanto que irá lhe agradar ainda mais. E quem não viu, veja ambos, são ótimos animes.

Nota: 8,75/10

3 - Shokugeki no Souma- Ni no Sara


Informações:
Tipo: TV
Fonte: Manga
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Escola, Shounen, Ecchi
Estúdio: J.C.Staff (Toradora!, Sakurasou no Pet na Kanojo)
Diretor: Yoshitomo Yonetani (Tiger & Bunny Movies, Shokugeki no Souma)
PVs: PV1CM1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: Segunda temporada de Shokugeki no Souma

Comentários: Primeira vez que eu analiso uma segunda temporada sem ter feito o mesmo para a primeira, o que eu acho estranho. Fica desnecessário eu explicar sobre o que é Shokugeki no Souma - Ni no Sara, já que é uma continuação direta da primeira temporada, e quem quer ver a segunda provavelmente viu a primeira. Então, tentarei ser mais direto.

O anime começa de onde a temporada anterior acabou, da segunda parte das eleições de outono, e basicamente cobre só isso. São 10 episódios para a eleição de outono e mais três para um mini arco, o do estagio. O arco da eleição cumpre bem a questão culinária de Shokugeki no Souma, vários pratos épicos e embates disputados, apesar de nem sempre ser difícil saber quem vencerá.

A segunda parte, o arco do estagio, foca no Souma estagiando e são episódios mais simples, com o Souma aprendendo a se virar em restaurantes, aprendendo assim novas técnicas.

Os dois arcos juntos compõem o anime, que tem grandes episódios e episódios medianos, mas em nenhum momento um episódio ruim ou no minimo não tão agradável. O anime manteve a formula do anterior, que seria pratos épicos, disputas acirradas e trilha sonora épica, o que faz com que você fique preso a cada episódio, sempre querendo ver do começo ao fim tudo que irá acontecer.

Porém, uma coisa que quase sumiu nessa temporada foram as cenas de Ecchi, tivemos poucas cenas com pessoas se despindo por causa das comidas, e ainda assim essas cenas foram mais contidas em geral. Essa mudança é culpa do autor do manga mesmo, já que no manga as cenas são assim.

Em questão de adaptação, o anime foi totalmente fiel até o manga, isso nem sempre é positivo, mas nesse caso foi. Poucas foram as cenas que o diretor resolveu inovar, e quando fez isso, teve a capacidade de fazer isso muito bem. Foi um tanto quanto mais rushado que a primeira temporada - na primeira temporada foram 60 capítulos em 24 episódios, nessa foram 55 em 13 - mas não atrapalhou em nada isso.

Bom, resumindo, na minha opinião a primeira temporada foi melhor que essa, mas isso é culpa do material que foi adaptado. Mas, quem gostou da primeira, vai com certeza gostar da segunda, não foi tão épica quanto, mas também foi excelente. Se voce viu a primeira parte e está em duvida de ver a segunda, faça isso, garanto que não irá se arrepender. Mas se voce espera mudanças na segunda parte para ficar agradável, não, o anime mantem o mesmo padrão.

Nota: 8,75/10

2 - 91 Days

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Original
N° De Episódios: 13
Duração: 24 minutos
Gêneros: Drama
Estúdio: Shuka (Durarara!! X2)
Diretor: Hiro Kaburaki (Tonari no Kaibutsu-Kun, Hoozuki no Reitetsu)
PVs: PV1PV2PV3PV4PV5PV6CM1
My Anime List: Link

Sinopse: Durante a Lei Seca, a lei não têm poder e a máfia governa a cidade. A história se passa em Lawless, uma cidade próspera sobre as vendas no mercado negro de bebidas alcoólicas ilicitamente fabricadas. Avilio retorna a Lawless depois de algum tempo afastado, após o assassinato de sua família em uma disputa da máfia. Um dia, Avilio recebe uma carta de um remetente misterioso, levando-o a voltar para Lawless por vingança. Em seguida, ele se infiltra na família Vanetti, os responsáveis pelo assassinato de sua família, e faz amizade com o filho do don, Nero, para colocar sua vingança em movimento. Mortes trazem mais mortes e vingança gera mais vingança. Como irá terminar a história de 91 dias destes homens guiados por um trágico destino?

Comentários: Bons animes de mistério são uma raridade hoje em dia, então 91 days é uma perola no meio dessa lama. Com uma história consistente e muito bem conduzida, merece o segundo lugar do top.

A história é baseada na vingança do protagonista, que é totalmente frio e calculista, e toma suas ações com apenas um objetivo, matar todos aqueles que participaram do assassinato da sua família. 

Com um clima da mafia do final dos anos 20, um leve tom de poderoso chefão (claro, não há como comparar qualquer obra com poderoso chefão), o clima do anime é simplesmente fantástico. Nós vemos o protagonista se infiltrando na mafia e tomando fama, tudo para completar sua vingança. Vemos muito bem a relação da mafia na época com outras famílias, intrigas, tomadas de poder e tudo mais. Tudo caminhando para um final satisfatório que fez valer a espera de 13 episódios. (E final fechado, só para constar, o que é sempre positivo)

A história é muito bem conduzida e sem nenhum furo, em um bom ritmo e bem dirigida. Alguns diziam que a direção não impactava, pois eu discordo, a direção ajudou e muito na execução desse anime.

Outra coisa que falavam é que o protagonista não passava carisma e por isso não era um bom protagonista. Novamente discordo, o protagonista é frio, calculista, sempre pensando nas suas ações para sua vingança, e isso para mim faz dele um ótimo protagonista, no meio de tantos animes com protagonistas bonzinhos e altruístas, ver um que é frio e inteligente, fazendo coisas até desumanas na sua busca por vingança me agradou bastante.

A trilha sonora soma muito ao anime também, que tem uma animação bem aceitável, apesar de alguns frames tortos em alguns momentos.

Para quem quer um grande anime de mistério, misturando mafia dos anos 20, fica muito mais que a recomendação aqui.

Nota 9/10

1 - Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Informações:
Tipo: TV
Fonte: Light Novel
N° de episódios: 25
Duração: 24 minutos
Gêneros: Aventura, Drama, Fantasia
Estúdio: White Fox (Akame ga Kill!, Steins;Gate)
Diretor: Masaharu Watanabe (Wakaba*Girl)
PVs: PV1PV2
My Anime List: Link

Sinopse: Subaru Natsuki é um estudante do ensino médio comum que se perde em um mundo alternativo, onde ele é resgatado por uma menina bonita, de cabelos grisalhos. Ele fica perto dela para devolver o favor, mas o destino dela é pior do que Subaru pode imaginar. Inimigos atacam um por um, e ambos são mortos. Ele então descobre que tem o poder de rebobinar a morte, de volta para o tempo que ele veio pela primeira vez a este mundo. Mas só ele se lembra do que aconteceu desde então.

Comentários: Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu foi o anime mais polemico de 2016, causou um grande caos e polemicas no mundo dos animes, isso pelo fato de possuir uma historia com grandes twists e personagens que geram a discórdia entre as pessoas, fora toda a analise de cada episódio e das expectativas.

Re:Zero é adaptado da light novel de mesmo nome escrita por Tappei Nagatsuki. Foi adaptado em um anime de 25 episódios pelo estúdio White Fox (Steins;Gate, Akame ga Kill) e conta a história de Natsuki Subaru, um otaku que do nada vai parar em um mundo mágico, aonde conhece uma garota meio-elfa, e enquanto ajuda ela, é assassinado. Nesse momento ele descobre que possui o poder de voltar no tempo após morrer.

Lendo a sinopse parece ser mais um anime clichê de um cara que vai parar em um mundo magico, e isso somado ao poder de voltar no tempo. Porém, já no primeiro episódio o anime mostra que não é de clichês que ele vive. A história é muito mais complexa do que simplesmente isso, temos um grande foco no psicológico dos personagens e suas relações, e vários twists causados principalmente graças as suas mortes.

O anime trata também de questões de preconceito e fanatismo, de uma maneira exagerada em alguns momentos, porém facilmente traduzidas ao nosso dia-a-dia. A história em si é excelente e consegue te manter vidrado episódio por episódio, querendo saber o que vai acontecer no próximo episódio. Um grande exito do anime é que em quase todo episódio tem-se um gancho no final, atraindo ainda mais quem esta assistindo para o próximo episódio. O diretor mandou extremamente bem nesse quesito.

A história funciona em um sistema de arcos, facilmente perceptíveis durante o anime. Quando o problema de um arco é resolvido, o próximo aparece. Com todos sendo interligados por um objetivo maior. O final da história dá para considerar um final fechado, ou melhor, semi-aberto, sabemos que a história não acabou, porém como o anime acaba com o final de um arco, não fica uma sensação enorme de final aberto. E em todos cabe ao Subaru e seu poder resolverem eles. E sim, ele morre muito durante o anime, eu diria que ele faz bom uso da habilidade que tem.

O protagonista é um caso a parte, ele é multipolar, ou ao menos parece isso. No anime se tem varias personalidades distintas dele, porém elas somadas fazem o Natsuki Subaru. Boa parte do tempo ele é um protagonista brincalhão que fica tirando sarro dos clichês de obras que se passam em mundos paralelos, porém, conforme as coisas vão acontecendo, vemos um lado mais serio e sombrio dele, sofrendo bastante, tudo em nome da garota que ele conhece no começo do anime, Emillia. Ele também é bastante criativo, consegue sair de varias situações usando a inteligencia, isso quando não esta tomado no desespero.

O anime tem um grande elenco de personagens, sendo a grande maioria importante em algum momento da história, ou em todos. As protagonistas femininas se alternam entre importância, com uma sendo protagonista e outra figurante na primeira metade, e isso se invertendo depois. Tanto elas, quanto o resto, são personagens bem desenvolvidos e com personalidade própria, não são simplesmente jogados na historia.

A animação é eficiente, são poucos os frames tortos que tem-se durante o anime, ela consegue ser simples e consistente, tendo alguns episódios com cenas muito lindas e cortes de ação mais fluidos. A trilha sonora é muito boa, acrescenta bastante as cenas do anime. A direção mandou muito bem na adaptação, conseguindo dar o clima certo para cada cena.

Resumindo, Re:Zero foi o anime mais polemico deste ano, alguns considerando uma obra de arte e outros um anime horrível, e claro, varias pessoas no meio termo. Eu me encaixo mais com o primeiro tipo, recomendo muito esse anime, se você gosta de twists, drama, ação e psicológico, com diálogos tensos entre protagonistas, o anime fica mais do que recomendado para você. O final sendo semi-aberto também ajuda.

Nota: 9/10

Menções Honrosas:

- Tales of Zestiria the X: O anime mais bonito da temporada, porém com uma história previsível e com uma condução bem lenta, mas não deixa de ser um bom anime, porém faltou algo mais. E teve um final aberto, continuação em 2017. Nota: 7/10

- Mob Psycho 100: Fiz um review completo aqui: Link. Prometeu muito e entregou pouco, foi meio decepcionante, tem ótimas cenas de ação, mas são poucas, a história não é nada demais e a comédia é falha em alguns momentos, mas tem a arte bem bonita também. Nota: 7/10

- Handa-kun: A prequel de Barakamon contando a história do Handa no ensino médio. Não assisti barakamon, mas sei que são animes diferentes. Handa-kun é bem mais focado na comédia, e também é muito divertido, um bom anime de humor, e não é necessario ter visto Barakamon para assistir esse. Nota: 7,75/10

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário