quarta-feira, 26 de julho de 2017

Comentários Semanais: You Jitsu #01 e #02

Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e

#Ep 01 e Ep 02


 Olá pessoal aqui é o Nick, o novo redator do "In Anime We Trust". Estarei por aqui comentando de light novels, e de pelo menos um anime da temporada. Provavelmente vou comentar outras coisas que eu estiver lendo ou assistindo, e avistar um bom post.  E o anime que vou começar comentando semanalmente é You Jitsu, (já que estou gostando bastante) mas sem mais enrolações vamos ao combo com os 2 primeiros episódios. Posteriormente irei comentar a light novel, e comparar com o anime.

Sinopse:  A história girar em torno de uma escola de prestigio, que tem uma taxa de 100% de empregabilidade e de entrada na faculdade. Esse colégio tem métodos de ensino bem peculiares, sendo dado privilégios para as turmas mais altas, enquanto as mais baixas tem que "sofrer". Acompanhamos o misterioso protagonista Ayanokouji Kiyotaka da sala D (pior turma), que tem dificuldades em interação com outras pessoas,  com um comportamento e notas bem discretas. Aos poucos vamos descobrindo qual o real objetivo do protagonista dentro da pior turma.



Review: É um anime pelo qual eu já estava com expectativas extremamente altas, por escutar: "lembra Oregairu", já que sou completamente apaixonado pela obra. Cumpriu minhas expectativas? Acho que ainda é um pouco cedo para afirmar, mas estou gostando do caminho que está indo.

  Mas a cada episodio ele se diferencia mais de Oregairu, criando sua própria identidade. Os personagens passam a mesma atmosfera, mas as visões de mundo deles são bem distintas. Kiyotaka até mesmo critica o fato da Horikita afastar as as pessoas. Ironicamente uma das maiores características do Hikki era justamente afastar as pessoas.
     
A base dos personagens parece a mesma, mas se revelam bem diferentes.


Essas aqui, até agora, quase não tem diferenças. Até mesmo na aparência rs


No primeiro episódio temos uma apresentação de mundo bem legal. Colocando um gancho esperado, mas bem feito, no final. É explicado no primeiro dia de aula que os alunos poderiam comprar qualquer coisa usando pontos, que a escola daria. Sendo atribuídos no primeiro dia de cada mês. No primeiro mês ganharam logo de cara 1000 ienes (mais ou menos 2 mil e 831 reais), com isso os alunos ficaram alucinados. Gastando dinheiro como se não houvesse um amanhã. Era meio obvio que eles teriam consequências sobre todo o dinheiro que ganharam, mas a forma como a professora fala e aponta tudo que fizeram, para mim foi muito divertido e gratificante (sou meio sádico com personagens burros e preguiçosos).


A escola tem um sistema de meritocracia, onde as turmas com mais pontos têm mais regalias. O que pode encaixar bem, se desenvolvida, com a questão que o protagonista levanta no começo do episódio um:



"...os seres humanos são verdadeiramente iguais?"     
  

Eu acredito que esse pode ser o objetivo do protagonista, posto que ele tirou de proposito nota baixa para entrar na pior turma. Uma vez que o colégio acaba diferenciando os alunos colocando eles em níveis do pior para o melhor, criando um tipo de desigualdade dentro da escola. Espero que isso seja desenvolvido, mesmo que um pouco. Há quem diga que isso é uma péssima configuração de ensino, "isso não ensinou nada para eles." Eu descordo, isso instruiu a eles a se questionar sobre as coisas, no lugar de sair já fazendo. E ainda eles acharam que estava beleza não fazer nada nas aulas, e só ficar conversando e jogando!? Tem que se ferrar mesmo. Como já dizia um sábio: "quando a esmola é demais o santo TEM que desconfia."

Mas o ponto alto foi o episodio 2, com a descoberta de que o Ayanokouji é tanto inteligente tirando de proposito 50 em todos os testes, quanto bom de briga. Uma preocupação é ele se revelar o clichê do "personagem que parece fraco, mas é onipotente". Mas por enquanto estou cada vez mais gostando dele, que é o tipo de personagem que eu mais curto. Um personagem inerte e analítico, que mentalmente está dando suas opiniões daquilo que está a sua volta, mostrando sua visão de mundo.



Bem inesperado...


  

Na cena da luta ainda teve outra coisa super importe que foi o desenvolvimento da Horikita, que até então era só uma personagem fria e que se isolava sem motivo. Mostrando seu lado vulnerável, e ainda o motivo do seu objetivo de chegar até a turma "A". Tanto o protagonista quanto o irmão dela comentam coisas muito incríveis, que definem perfeitamente a personagem. Ela alem de confundir independência com isolamento, ainda assume que os outros vão atrasar ela. Foi um ponto alto até agora. Ainda não gosto totalmente dela, (mesmo achando bonita) mas já começou a melhorar. É legal que ela ainda é uma personagem em construção, então ainda pode crescer muito. Diferente do protagonista, que já parece um herói feito, sem incertezas. Mas cabe esperar, já que não vimos suas convicções direto, visto que isso faz parte do mistério da historia.




Ainda no episodio 2, tivemos a sala tendo que se preparar para as importantes provas que viriam. A nota daria a eles alguns pontos, dando a chance de eles não ficarem sem dinheiro durante o mês. Depois de todo um drama durante o episodio, envolvendo grupos de estudos; todos da classe D conseguem altas pontuações nas provas. Que acaba gerando uma série de questionamentos no final do episodio.










O design está muito bonito com destaque para os olhos, especialmente os dessa personagem. E em alguns momentos tem umas firulas legais na animação.

 Vale dizer que gosto muito das frases que tem no começo, e da maneira como são desenvolvidas ao longo dos episódios:


"O que é mal? -Tudo o que vem da fraqueza."   
   -Friedrich wilhelm Nietzsche 


   Essa foi a primeira frase do episodio 1. O autor dessa frase foi um critico da religião na época, escrevendo vários textos carregados de ironias e muitas metáforas. Suas ideias sobre a superação do individual teve um impacto profundo nos pensadores do final do século XIX. Acredito que poderemos ver muito dos pensamentos desse filósofo na historia. Espero eu né, já que pelo que li, são bem interessantes os pensamentos dele...   

  Um bom exemplo de uma frase que foi muito bem explorada ao decorrer do episodio:
"É preciso um grande talento e habilidade para ocultar seu talento e habilidade."
       -La Rouvhefoucauld 


Acho ela bem bonita rs

Nota: 4,25/5

Creditos: *Wikipedia (sobre Nietzsche)
*My Anime List
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário