domingo, 9 de abril de 2017

Review - Youjo Senki


Versão em vídeo:




Youjo Senki foi um anime de 12 episódios que foi ao ar entre Janeiro e Março de 2017. Animado no estúdio NUT e dirigido por Yutaka Uemura (Dantalian no Shoka, Punch Line), o anime adapta a light novel de mesmo nome escrita por Carlos Zen e ilustrada por Shinobu Shinotsuki. A sinopse do anime, pega no site Crunchyroll, é a seguinte: Uma jovem garota loira de olhos azuis, Tanya Degurechaff, estuda no último nível na Academia Militar Imperial e treina na terceira linha de patrulha do distrito militar do norte, o Norden Theater, como parte de seu serviço para as forças armadas. Na transição, Tanya é apontada para tarefas de observação, mas um ataque surpresa força Tanya a entrar em combate com as tropas de magos da Federação. Tanya está em menor número e não resistirá até a chegada de reforços, mas não pode fugir, sob pena de ser condenada ao crime de deserção.

Para comentar sobre o anime, eu preciso dar um pequeno spoiler do episódio dois, mas que também pode não ser um porque algumas sinopses colocam isso, que é o fato de que a Tanya é um homem do nosso mundo que reencarna como ela em um mundo paralelo, aonde a primeira guerra mundial está acontecendo na década de 20, e existe magia no mundo.

Dito isso, vamos ao review propriamente dito. A história do anime é de certa forma um isekai, e ela me atraiu muito desde o inicio graças ao fato de se passar em uma primeira guerra mundial distópica, e isso sempre me agrada. A Tanya faz parte do exercito, e nós vemos como o Império (Alemão) avança pela guerra lutando contra seus inimigos. Nós temos muitas táticas de guerra no anime, e um bom avanço na história da guerra. Mas o foco aqui é a protagonista e como ela lida com o que acontece. A protagonista é uma sádica maluca, e é por isso que muitos gostam do anime, eu acho isso interessante, porque é um tipo de protagonista que não se vê toda hora. Mas o fato dela ser forte demais acaba tirando um pouco da graça do anime.

Mas a história vai se desenrolando bem, sempre com foco no lado da Tanya, mas vemos ela evoluindo como personagem enquanto a guerra vai acontecendo, então, acho isso interessante. Não concordo com alguns pontos, o que mais me irrita é porque o Deus desse anime, Existência X, se importar tanto com a Tanya a ponto de fazer varias coisas para atrapalhar ela, é algo injustificado, e isso me incomoda.

Quanto aos personagens do anime, infelizmente eles são todos mal desenvolvidos, com exceção da protagonista, que tem tempo de tela até demais, o resto aparece pouco, e não tem muito desenvolvimento, então quando algo acontece com algum deles, isso não afeta quem assiste, e isso me incomoda. Desenvolver só um personagem enquanto deixa os outros de lado é ruim, já que um bom anime precisa de um bom elenco. Mas em compensação eu gosto da Tanya por sua personalidade diferente, cínica, egoísta, raro de se ver em protagonistas. As vezes isso é exagerado, mas dá para dizer que é uma boa personagem. Fora que alguns momentos não dá para levar a serio as coisas que uma loli de 10 anos maniaca fala, somando a voz engraçada que ela tem.

Agora vou falar do pior ponto do anime, a animação. Basicamente o estúdio destruiu a belíssima arte da light novel com esse design horrível que foi feito, vou deixar abaixo algumas comparações. A animação é feia, e bem inconsistente, foi a primeira obra do estúdio, e parece ter sido feita bem as pressas, tanto que tivemos episódio recap e alguns episódios atrasados, infelizmente. A direção também tinha problema para impactar algumas cenas, fazendo elas ficarem simples demais, principalmente nas batalhas. A trilha-sonora é o único ponto positivo dos aspectos técnicos, essa era sim muito boa, e dava tensão as cenas.

Comparação entre a arte da novel e do anime

Resumindo, para quem gosta de guerra, ação, protagonista overpowered e não liga para alguns aspectos técnicos e o fato da protagonista ser uma loli de 10 anos maniaca, o anime é uma boa pedida.

Notas:
História: 8/10
Direção: 7,25/10
Animação: 7,25/10
Trilha-Sonora: 8,5/10
Personagens: 7,5/10
Divertimento: 7,5/10
Nota Final: 7,7/10
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário