sábado, 21 de janeiro de 2017

Review - Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)



Shingeki no Kyojin, ou mais conhecido no ocidente como Attack on Titan, é o anime que adapta o manga de mesmo nome escrito por Hajime Isayama. Dirigido por Tetsurou Araki (Death Note, Guilty Crown, HoTD) no estúdio WIT (Owari no Seraph, Koutetsujou no Kabaneri), o anime possui 25 episódios de 24 minutos, além de 5 OVAs, uma serie especial e uma serie spin-off. O anime mostra um mundo aonde titãs dominaram os humanos, forçando-os a morarem dentro de muralhas que os protegem dos titãs. Eren Jager é um garoto que após presenciar um ataque dos titãs resolve entrar no exercito para lutar contra eles.

Eu fiz toda essa introdução por desencargo de consciência, pois acho improvável que hoje em dia alguém não tenha no minimo ouvido falar sobre essa serie. O anime mais popular dos últimos anos que tem suas razões para isso.

Eu demorei demais para ver esse anime, confesso, na época que saiu eu estava fora do universo dos animes e depois, por ser tão popular, eu tinha um certo preconceito. Bom, eu estava errado, o anime é sim muito bom, isso é fato. A temática de sobrevivência é algo que me agrada muito, sempre acabo atraído por animes desse estilo, e gosto da maneira em que ela é executada nesse anime. Temos seres humanos presos em muralhas contra titãs gigantes, a supremacia dos titãs é bem explicita, eles matam facilmente, é como humanos e insetos, o anime deixa claro isso. Também todo personagem pode morrer, exceto alguns protagonistas, o que é um mal do anime, existe muito protagonismo, o que me desagrada um pouco.

A história em si é interessante, eles não explicam nada no começo mesmo, existem as muralhas, titãs e pronto, em nenhum momento é explicado como os titãs e as muralhas surgiram, e coisas do estilo, mas isso é porque os humanos não tem conhecimento dessa informação, conforme o anime passa, novas coisas vão sendo descobertas. O resto é nós acompanhando o protagonista e seus amigos enquanto parte da legião exploratória, uma divisão do exercito que sai das muralhas atrás de informações sobre os titãs. Em geral é interessante, porém ela não progride muito, os arcos dela são bem longos, então dá uma sensação que a história não avança. O final foi aberto, mas a segunda temporada já vai ao ar em abril, então isso não é problema.

O anime tem muita ação, isso é bom, temos alguns episódios parados, mais no começo, quando introduzem personagens e história, porém depois disso é muita ação e tensão, mortes, sangue, bastante gore, é um anime de certa forma "pesado", ao menos para os padrões de animes. As coreografias de ação são excelentes, diretor é felizmente muito criativo nesse quesito, em geral a direção dele é muito boa.

O protagonista é o tipo de personagem que não me agrada tanto, irracional, quer matar os titãs acima de tudo, não pensa direito, e tem muito protagonismo, as coisas sempre dão certo para ele. Mas eu gosto dos outros personagens, principalmente a Mikasa e o Levi (ou Rivalle, depende), são muitos personagens apresentados ao longo do anime, a maioria morre mesmo, outros eles esquecem que existem.

A animação usa de muitos quadros estáticos para usar coreografias e cortes e movimentação de câmera diferenciados nas cenas de ação, o que eu acho algo positivo em geral, pois gasta a verba no momento mais importante. Trilha-sonora foi criada por Hiroyuki Sawano (Kill la Kill, Aldnoah.Zero), ou seja, é meio obvio que é muito boa, difícil uma trilha-sonora feita por ele que tenha sido mediana. Como é padrão dele, temos varias musicas épicas com letras em alemão e afins.

Em geral, é um anime de sobrevivência com muita ação e gore, com protagonismo exagerado mas bastante divertido.

Notas:
História: 7/10
Direção: 8,5/10
Animação: 8/10
Trilha-Sonora: 9/10
Personagens: 7/10
Nota Final: 8/10
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário