sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dangan Ronpa 3 - Review


Como vocês sabem eu sou um grande fã da franquia Dangan Ronpa e estive comentando semanalmente os dois arcos do anime. Nesses comentários eu escrevia mais na zoeira, só recapitulando o que aconteceu no episódio, ainda no calor do momento, mas aqui vou tentar fazer uma review um pouco mais técnica. E sem spoilers. Tem esse detalhe também.

A ideia do anime é muito interessante, porque até então ninguém sabia com clareza como tudo começou, e ninguém tinha ideia de como tudo iria terminar. O fato de passarem dois episódios por semana, com certas tramas relacionadas e tudo mais foi algo que eu achei não só muito criativo, mas também muito bem pensado. Também vale elogiar a maneira como os mistérios foram administrados, de forma que o arco do passado não dava spoilers sobre o arco do futuro.

A animação foi algo que eu julguei razoável para bom. Dangan Ronpa tem um estilo artístico bem único e a animação conseguiu captar isso muito bem. Os modelos de CG nas lutas também tinham uma aparência bem agradável, não era aquele contraste que dá uma coceira nos olhos de tão ruim. Em alguns momentos, porém, eu acredito que poderia ter sido mais bem feita. Em especial a animação da Ruruka sempre parecia mais pra menos do que pra mais. O formato do cabelo, ela correndo, mas as vezes eu só fiquei mais focado nela pelo fato de ser minha personagem favorita (sim, podem me queimar na fogueira, ela era a minha favorita).

A trilha sonora foi excepcional. As músicas de abertura e encerramento traduziam bem a atmosfera dos arcos, e o fato de incluírem músicas e efeitos sonoros dos próprios jogos nas cenas foi a cereja do bolo. Muitas vezes eu ficava arrepiado quando uma cena vinha acompanhada da soundtrack do jogo.

Em relação ao Zetsubou-hen, achei o lado mais bem escrito da história. A maneira como a trama foi gradativamente ficando mais sombria foi algo bem agradável (nossa, isso soou meio mórbido), e as pequenas referências e explicações que apareciam eram muito geniais. A história não teve "buracos" e foi bem consistente, mas queria ter visto mais personagens "secundários" da franquia aparecendo, e a relação entre as classes 77 e 78 ser mais bem explorada. Algo que me deixou extremamente decepcionado foi o fato de não mostrarem os acontecimentos de Dangan Ronpa/ZERO no anime, e eu fiquei até meio confuso com quando exatamente esses eventos ocorrem.

A ideia do Mirai-hen foi muito bem pensada, os personagens novos eram interessantes e o visual era mais "a cara de Dangan Ronpa" desde o começo. Toda a trama, na verdade, tinha mais cara de Dangan Ronpa, porém o desenrolar dela foi meio rushado, e alguns personagens não foram tão explorados como eu gostaria que tivessem sido, mas isso é culpa do limite de doze episódios. Os plot twists, as revelações e as "enganadinhas" foram o que salvaram o arco pra mim, pois era isso que me fazia querer que a próxima segunda-feira chegasse logo. A história em si poderia ter sido bem mais "épica", mas ainda assim foi suficiente pra satisfazer os fãs. A escolha de sangue vermelho foi estupida e o visual do arco não é desculpa pra terem feito isso. Ultra Despair Girls consegue ser bem gore mantendo o sangue rosa. É meio que a marca da franquia, então tirar isso foi meio mal planejado. O mesmo vale para a falta de aparições do Monokuma.

Por fim, temos a ovelha negra dos arcos, o Kibou-hen. Esse foi o ultimo episódio da saga relacionada a Hope's Peak Academy e o problema foi com como ele saiu do padrão Dangan Ronpa e aderiu a alguns cliches. Não foi realmente o "final perfeito para a saga" que tanto prometeram, mas também teve seus momentos que agradaram meu posicionamento como fã.

No final de tudo o anime foi bom na minha opinião, com animação consistente, trilha sonora bem pensada e história bem elaborada. Alguns pontos poderiam ter sido melhor explorados ou desenvolvidos, mas isso não é o suficiente para tirar o interesse do anime. Agora, para os sedentos como eu, basta aguardar o lançamento de New Dangan Ronpa V3 e ver como que eles vão criar uma saga nova e um/uma antagonista melhor que a Junko.

Nota: 7.8 / 10.0

BONUS: meu momento favorito de todo o anime fooooi... (barulho de tambores)

Celes cagando pra toda essa palhaçada de "desespero VS esperança".
BONUS 2: Eu fiz o teste no site oficial de Dangan Ronpa 3 e aparentemente o personagem com o qual eu sou mais compatível é Ibuki .w.

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário