segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Review - Kimi no Na wa. - Desejos ao Vento Podem Tornar-se Reais



O dia em que esse review esta sendo postado, 12/09/2016, é também o dia em que em que eu assisti o filme. Normalmente eu esperaria digerir as ideias do filme, a questão é que com essa obra eu quero colocar em palavras como eu fiquei após o final desse filme, que me deixou, ironicamente, sem palavras. O Review é em grande parte sem spoilers, caso apareça algum, ele não irá atrapalhar seu aproveitamento do filme.

Antes de mais nada, devo citar que eu me surpreendi quando após o filme sair em sites de streamings e as pessoas no ocidente começarem a vê-lo, ele atingiu o topo do ranking de melhores animes da maior database ocidental dessa mídia, o My Anime List. E pelo visto é uma posição a qual esse anime manterá, ao menos até outra obra nova o superar. A questão é: é realmente justo isso?

O filme é dirigido por Makoto Shinkai (Byousoku 5 Centimeter, Kotohana no Niwa) no estúdio Comix Wave Films  (dos também citados anteriormente). Com essa dupla era de se esperar mais uma grande obra, então o hype em Kimi no Na wa. era grande. Felizmente isso foi não só correspondido, como surpreendido.

A sinopse do anime parece ser algo simples, um casal de adolescentes, o rapaz sendo de Tokyo e a moça de uma cidade do interior, trocam de corpos por razões desconhecidas. Tudo isso durante a passagem de um cometa pela terra. Mas não se enganem com essa sinopse, o anime está longe de ter foco em genderbender e apenas nisso, essa ideia da sinopse é apenas a causa para muitas coisas que o anime proporciona.

Pode-se dividir o filme em duas grandes partes, a primeira metade sendo a descoberta deles e das trocas de corpo, e a segunda a resolução de um grande problema causado por um plot twist na historia. A primeira é apresentada de uma maneira bem cômica, divertindo quem assiste e gerando uma maior relação com os protagonistas, enquanto vemos eles se virando para viver no corpo do outro. Essa primeira tendo o foco maior na protagonista feminina, que pede aos ventos para "reencarnar como um garoto bonitão de Tokyo".

A segunda parte é a que o drama acontece, porém, se você conhece outros filmes do Shinkai, perceberá que o drama desse é bem mais leve, mas não se enganem, o final do anime vai sim fazer você chorar (a não ser que você tenha um coração de pedra). A segunda é quase toda conduzida pelo protagonista masculino, que até então parecia apenas alguém que foi escolhido ao acaso para trocar de corpo com a protagonista.

A historia que parece simples no começo se aprofunda em um drama que te faz torcer pelos personagens durante o filme todo, o desenvolvimento dos protagonistas é muito bem conduzido, em poucas cenas já atingimos a empatia por eles. São pessoas normais com seus dia-a-dias normais, porém com esse detalhe extra de trocarem de corpos.

E a história que parece caminhar para um ponto de alegria entre os protagonistas, graças a um evento, toma totalmente outro rumo, e as coisas começam a se embaralhar e fugirem do rumo certo, e enquanto vemos os protagonistas tentando consertar isso, só conseguimos torcer por eles e pedir para que tudo de certo. E quando o final chega, o baque que ele causa em quem assiste deixa a pessoa sem palavras, em um misto de felicidade e surpresa, querendo no fundo saber mais, porém feliz com o final que é apresentado. Diferente de outros filmes do Shinkai, em que o final nos deixa depressivo, esse, apesar de nos deixar chorando, não é por causa de tristeza.

Uma pequena amostra da beleza desse filme
A arte é simplesmente fantástica, te faz querer olhar as belas paisagens por horas, sendo que elas por si só parecem trechos da vida real, não algo desenhado a mão por pessoas. A trilha sonora faz perfeitamente o seu papel, aumentando ainda mais as emoções sentidas durante o anime.

Agora, respondendo a pergunta que eu fiz no começo do review, eu não assisti todos os animes que foram lançados ao longo da historia, nem ao menos todos do top 10 do My Anime List, mas posso confirmar que a posição que Kimi no Na wa. ocupou é sim merecida, não é meu anime favorito entre todos que já assisti, mas eu compreendo o porque dele estar nessa posição. E a você que leu essa review até aqui, eu apenas digo, assista esse filme, você não irá se arrepender. Até mesmo se não gostar de drama, garanto que o filme lhe emocionara.

Direção: 10/10
Roteiro: 9/10
Trilha Sonora: 10/10
Arte: 10/10
Nota Geral: 10/10

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário