sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Review - Hyouka - A Simplicidade no Mistério


Hyouka é um anime de mistério escolar de 2012 baseado na serie de novels Koten-bu, escrita por Honobu Yonezawa. Possuindo um total de 22 episódios de 25 minutos cada, o anime foi produzido pelo estúdio Kyoto Animation (Clannad, Koe no Katachi) e dirigido por Yasuhiro Takemoto (Amagi Brilliant Park, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon).

Sinopse do anime: A história gira em torno de Oreki Hotaro, um garoto do ensino médio que sempre age de forma passiva. Um dia, ele entra no “Koten-Bu" (Clube de Literatura Clássica), recomendado pela sua irmã mais velha. Lá ele encontra Eru Chitanda, Satoshi Fukube e Mayaka Ibara. Chitanda é uma garota linda e calma, mas que se transforma em uma encarnação de curiosidade. Fukube é um menino sorridente que se destaca pela sua memória, mas que nunca constrói sua própria dedução. Ibara é uma menina rigorosa com os outros e com ela mesma. Ela ama Fukube, mas ele sempre se esquiva quando ela se aproxima. Eles começam a investigar um caso ocorrido há 33 anos. Dicas deste mistério estão enterrados em uma obra antiga coletada pelos ex-membros do Koten Bu. A coleção é intitulada Hyouka.

Hyouka é uma obra interessante desde o começo, a sua proposta é, de certa forma, diferente do habitual para slice of lifes, tendo um clube de literatura resolvendo mistérios. A questão dos mistérios que me agradou desde o começo é que eles são plausíveis para alunos do ensino médio. Não existe nenhum mistério absurdo como um assassinato ou algo assim, o que faria do anime fugir da realidade. Não que eu tenha algo contra obras que fogem da realidade, porém o fato de Hyouka conseguir se manter sempre dentro dela, sendo um slice of life puro, é um ponto muito positivo.

Os mistérios em si são criativos, principalmente pela maneira que são desenvolvidos, as dicas que são dadas, a maneira que os personagens do clube pensam, é tudo simples mas interessante. Alguns mistérios duram mais de um episódio, outros são de episódio único, mas todos são bem interessantes na sua maneira, até mesmo o do especial da piscina, que é de certa forma um fanservice, tem um mistério que agrada. Alguns "casos" são cheios de pistas, enquanto outros simplesmente se trabalha com pouco. Destaque para um episódio especifico, que se passa inteiro na sala do clube e consiste apenas dos dois protagonistas tentando deduzir a razão de uma mensagem no sistema de som da escola, não tendo mais nenhuma pista. Esse episódio me chamou muito a atenção pelo fato de ser básico, são 25 minutos no mesmo cenário, mas com muita coisa desenvolvida com tão pouco. Esse episódio é o que define Hyouka basicamente.

O anime segue uma narrativa "semi-episódica", apesar dos casos serem resolvidos em poucos episódios, ou até em apenas um, não havendo um grande mistério que fica sempre para ser resolvido, a história progride linearmente, com os acontecimentos passados sendo citados. É um ótimo sistema para o anime, que funciona muito bem assim.

Quanto aos casos, eles servem normalmente de desenvolvimento para alguma outra coisa no anime, como por exemplo, o primeiro mistério do anime é relacionado com as origens do clube de literatura clássica, conforme eles resolvem-o, descobrem novas coisas. O segundo já é mais um meta-mistério mesmo. Enfim, os casos tem importância para o desenvolvimento geral, eles que servem como base para o desenvolvimento.

E conforme o anime avança, Oreki é puxado para esse mundo
Gosto que o anime sempre mostra no final do episódio um titulo, que seria relacionado ao mistério em questão, e que vem dos subtítulos da Novel. Basicamente eles são baseados em histórias de mistério famosas, como as de Sherlock e Poirot, mas com mudanças no texto para encaixar no que o anime está mostrando. É algo simples, mas eu acho interessante.

Os personagens em si são o principal ponto do anime e o que faz tele ser tão interessante. O protagonista é um aluno que evita fazer as coisas por preguiça, ele prefere evitar a fadiga. E esse era o objetivo dele no ensino médio, até encontrar com a Chitanda, quem faz com que ele resolva esses mistérios. Chitanda é uma personagem interessante, ela é uma "Ojou-sama", mas que foge do esteriótipo. Ela não é seria, calma, mas sim uma garota curiosa, que conquista o Oreki com seu olhar penetrante, como uma criança quando tem curiosidade de algo.

Watashi Kininarimasu!
Oreki é a estrela do anime, é na visão dele que vemos o anime, temos os pensamentos dele sendo mostrados, e ele é um ótimo protagonista. Primeiro por ser diferente do padrão, ser um personagem mais serio e que evita o esforço exagerado, então ele trabalha para isso, inclusive resolvendo os mistérios.

Os outros dois protagonistas são interessantes da sua maneira, o Satoshi auto intitula-se uma "base de dados", e que ele não resolve nada porque uma base de dados só fornece dados. Ele é um personagem interessante, que tem um bom desenvolvimento, principalmente no final do anime quando acontece algo relacionado a outra protagonista, Mayaka. Ela, por sinal, é uma personagem que demonstra não gostar do Oreki, ao menos no começo, porém acaba também entrando para o clube de literatura.

Quanto à parte técnica do anime, em questão de animação, não há o que reclamar, Kyoto Animation sempre possui uma ótima animação. A direção é fantástica, pela maneira que conduz os mistérios, que mostra o que os personagens pensam e como consegue trabalhar bem com as partes visuais, como o foco nos olhos da Chitanda, que são parte importante da história. A trilha sonora compõe bem a obra, com um detalhe ao uso de música clássica, principalmente Bach no inicio de uma serie de episódios.

Não faltam belas cenas no anime
Resumindo, Hyouka é um excelente anime de slice of life e mistério, que tem o foco em mistérios simples, plausíveis para estudantes do ensino médio, e desenvolve bem os personagens durante o enredo. O final que é um pouco aberto, afinal nesse tipo de anime não há realmente como fechar totalmente, mas ainda assim não é totalmente satisfatório.

Notas:
Roteiro: 9/10
Direção: 9/10
Animação: 9/10
Trilha-Sonora: 8,5/10
Personagens: 8,75/10
Divertimento: 8,75/10
Média Final: 8,8/10

------------------------------------------------------------------

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário